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Porto de Galinhas registra queda de 2% no índice de ocupação em 2015 mas comemora resultados favoráveis


Porto de Galinhas (PE)
(foto: divulgação/Scritta) 

Mesmo com uma queda de dois pontos percentuais no índice de ocupação em 2015, em comparação com os resultados no ano anterior – 65% contra 67% – o turismo de Porto de Galinhas comemora um resultando ainda positivo, tendo recebido mais de 1 milhão de visitantes no ano passado e alcançado 90% no período do Réveillon.

O trade turístico está mais empenhado e unido desde a fundação, há um ano, do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau. A entidade tem atuado em prol do desenvolvimento turístico da região por meio de ações de marketing, turismo de eventos, incentivo e apoio dos órgãos de turismo municipais, estaduais e federal.


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Uma das ações iniciais do Porto de Galinhas CVB foi a realização do primeiro Plano Estratégico para o destino, tendo a participação de segmentos variados como hotéis e restaurantes, que culminou com a definição da missão, visão, valor e um plano de ações estratégicas para até 2020. Ao longo de 2015, a entidade realizou 30 eventos de impacto com operadoras e agências de viagem nacionais e internacionais.

Uma das ações de maior destaque foi o Cine Porto de Galinhas, que levou às salas de cinema de dez cidades do País as maravilhas naturais e atrações culturais do balneário pernambucano para agentes de viagem. Um total de 1.302 pessoas participou das sessões com treinamentos sobre o destino. O Porto de Galinhas CVB também marcou presença em 19 feiras do setor de turismo, tanto no Brasil como no Exterior. Outras ações de capacitação foram realizadas com membros da hotelaria e agentes, mobilizando cerca de 450 pessoas.

Em relação à atração de negócios, a entidade superou a meta proposta para seu primeiro ano de atuação. Foram dez eventos captados e apoiados, atraindo cerca de 5.600 pessoas e gerando um impacto de R$ 10,9 milhões. Até 2019, já foram programados outros dois grandes eventos na área da saúde, Congresso Brasileiro de Mastologia e o de Angiologia.

Para Otaviano Maroja, presidente do conselho do Porto de Galinhas CVB, as belezas naturais da região e a decisão dos hotéis em permitir o pagamento facilitado contribuíram consideravelmente para a escolha do turista pelo balneário. “Verificamos que, neste clima de incerteza, os visitantes estão fazendo reservas em cima da hora e a maneira de incentivarmos essa prática é adotar o pagamento parcelado”, explica.

Porto de Galinhas também tem se beneficiado pelo clima agradável e belezas naturais, condições muito procuradas no verão. Uma pesquisa do Sebrae-PE apontou que 95,92% dos turistas que foram ao local a passeio tinham como fator decisório o sol e a praia.

Serviço
portodegalinhas.org.br