sábado, 21/setembro
InícioHotel In locoPousada do Pai Mateus: destino único nas Américas

Pousada do Pai Mateus: destino único nas Américas

A Pousada do Pai Mateus fica no município de Cabaceiras, na Paraíba, a cerca de 55 quilômetros (km) de Campina Grande, que por sua vez está a 120 km da capital, João Pessoa. As estradas até o destino são boas e há uma parte que é de terra batida, onde qualquer tipo de veículo pode trafegar.

A pousada está inserida em uma propriedade privada, uma fazenda que possui mais 100 hectares, onde ficam também os lajedos (pode-se também dizer lajeado) Pai Mateus e Manoel Souza.

Segundo o proprietário da fazenda, Paulo Eduardo (Duda) Lucena, o destino está sendo cada vez mais visitado por turistas brasileiros e também por estrangeiros. “Antes da pandemia vinham muitos turistas internacionais e os lajedos são atrativos únicos. Quem vem para cá, acaba se apaixonando pelo local”, pontua Duda.


LEIA TAMBÉM


Pousada Pai Mateus: infraestrutura

Localizado a 25 km de Cabaceiras e com 29 chalés rústicos, que combinam muito bem com a região, a Pousada do Pai Mateus conta também com piscinas, redário e uma gastronomia típica, deliciosa e farta.

O chalé reservado para a reportagem do Hotelier News dispunha de ar-condicionado, ventilador de teto, cama de casal, closet, varanda e banheiro completo. Há também uma suíte para famílias, com banheira de hidromassagem.

A Pousada Pai Mateus é perfeita para visitar os lajedos, já que distância é de no máximo 5 Km.

Lajedo do Pai Mateus: atrativo único nas Américas

“Você tem que conhecer o Lajedo do Pai Mateus. É um lugar lindo e único nas Américas”, disse o amigo do nosso editor-chefe, Vini, enquanto tomávamos uma cerveja na cobertura da BA’RA Hotel. Pesquisei na hora e minutos depois estava convicto que iria para lá. As fotos mostravam um rochedo descampado com pedras enormes esculpidas pelo tempo.

Segundo o site Wikipedia, a formação desenvolveu-se em detrimento do desgaste do solo ao longo de milhões de anos, em função de fissuras naturais e grandes variações de temperatura. E não há apenas esse lajedo. Tem também o Manuel Souza, onde podem ser vistas algumas pinturas rupestres, feitas pelos índios Cariris, que viveram na região há cerca de 12 mil anos.

“Hoje o Lajedo Pai Mateus se tornou a primeira maravilha do estado da Paraíba. É um sítio geológico, paleontológico e arqueológico com mais de 500 milhões de anos. Iguais existem outro três no mundo. Dois na África e outro na Austrália”, explica o guia local, Gerson Lima.

Além dos lajedos, Cabaceiras atrai muitas pessoas por ter sido cenário de vários filmes, incluindo o mais famoso deles, “O Auto da Compadecida”. Na cidade, além de restaurantes há o Museu Histórico Cultural e Memorial Cinematográfico, que valem ser visitados.

A denominação Pai Mateus se deve a um curandeiro que habitava a região no fim do século XIX. “Na verdade não sabemos se ele era da etnia Cariri ou se veio para cá”, diz Lima.

Confira o vídeo abaixo e programe-se para conhecer esses atrativos tão especiais.

(*) Crédito da foto da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News