sábado, 21/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoProjeção da Selic e dívida pública sobem, aponta BC

Projeção da Selic e dívida pública sobem, aponta BC

Com a desaceleração econômica à vista, a taxa de juros deve permanecer em alta ao fim do próximo ano, impactando diretamente o desenvolvimento hoteleiro. Conforme divulgado pela Folha de S. Paulo, o mercado elevou sua expectativa para o patamar da Selic para 2023, esperando que caia menos e encerre o ano em 11,75%. O relatório semanal Focus do BC (Banco Central) também revela previsão dos economistas de aumento maior da dívida pública.

Recentemente, a Selic estagnou em 13,75%. Embora o BC não descarte reajuste, os especialistas acreditam ser improvável que o faça na última reunião de política monetária do ano, prevista para ocorrer nesta quarta (7). Para o ano que vem, no entanto, a projeção subiu em 0,25% em relação à previsão da semana passada.

Outra significativa mudança nas projeções do mercado se trata da dívida pública. Este ano, a mediana das expectativas para a dívida líquida se encontra em 57,70% do PIB (Produto Interno Bruto). Para o final de 2023, no entanto, a projeção subiu de 61% para 61,50%.


LEIA TAMBÉM


Novo mandato

Vale dizer que os ajustes nas expectativas ocorrem conforme Roberto Campos Neto, presidente do BC, reforça seus alertas sobre a importância da sustentabilidade fiscal em meio às discussões sobre a aprovação da PEC (proposta de emenda à Constituição) da Transição, prevista para ser votada no Senado nesta semana.

As declarações do líder da entidade surgem a partir do momento em que o governo eleito está negociando com o congresso nacional a aprovação de despesas de cerca de R$ 200 bilhões fora do limite de teto de gastos para os próximos anos.

Ainda assim, as projeções de crescimento do PIB apresentaram leve reajuste positivo, segundo os analistas consultados pelo BC. Para o final de 2022, a previsão foi de 2,81% para 3,05% e para 2023, foi de 0,70% para 0,75%. A inflação não apresentou ajustes relevantes nas expectativas.

(*) Crédito da foto: Pedro Ladeira/Folhapress