(foto: divulgação/Pixabay)
Um Estudo de Competitividade das Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro, realizado pelo Sebrae em parceria com a Confederação Nacional do Turismo, demonstrou que as empresas do setor estão cada vez mais focadas na qualificação de seus produtos e serviços.
Conforme a pesquisa, entre as três estratégias que as empresas de turismo pretendem adotar para ampliar a sua competitividade, 62% escolheram a melhoria da qualidade dos serviços e produtos como a principal estratégia a ser desenvolvida. O investimento na capacitação dos profissionais foi a segunda opção mais votada, com 40% das preferências, seguida pelo estimulo à inovação, com 37%.
Iniciativas de capacitação e o treinamento dos colaboradores são mais difundidas na Região Nordeste, onde 31% das empresas promovem com frequências cursos de qualificação. Nas regiões Norte e o Centro-Oeste, este índice foi de 20%. O Sul e o Sudeste brasileiro atingiram 19% e 11%, respectivamente.
Entre os tipos de empresas do setor turístico monitoradas, as agências e operadoras de viagem destacaram-se com o índice de 41% na alta utilização da capacitação de seus profissionais.
O Estudo foi desenvolvido por meio do monitoramento dos desafios e estratégias utilizadas por 1,4 mil empresas do setor turístico nas cinco regiões brasileiras, nos anos de 2014 e 2015.
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