quinta-feira, 14/novembro
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R1 Talks mostra como a comunicação é crucial nos eventos

Como parte das celebrações de 20 anos de sua fundação, que ocorre no mês que vem, o Grupo R1 promoveu mais um R1 Talks. Misto de evento de conteúdo e de relacionamento, a iniciativa visa debater os principais desafios e oportunidades para o segmento Mice e, até o aniversário da empresa, realiza mais duas edições. Clientes e parceiros da companhia estiveram presentes no encontro, realizado no Grand Mercure Ibirapuera, em São Paulo. A próxima parada é dia 11 de novembro, no Pullman Vila Olímpia.

Diretora Comercial do Grupo R1, Andréia Chiarato explicou a trilha de conhecimento que o R1 Talks se propõe. Segundo ela, a ideia é mostrar, de ponta a ponta, como é possível inovar no segmento de eventos. “No primeiro encontro, em setembro, abordamos o mundo louco dos eventos, que, sejamos sinceros, é um caos – e você precisa administrá-lo”, brincou. “Por isso, nosso objetivo foi mostrar como ser mestre no caos e se reconectar à realidade depois disso. Por isso, levamos um palestrante para falar sobre saúde mental”, completa.

“O terceiro encontro vai focar nos bastidores, com ênfase na parte técnica para a realização de um evento. No último, que será no dia do aniversário da R1, abordaremos o pós-evento, compartilhando com o público dicas e aprendizados desses 20 anos atuando nessa indústria”, continua.


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Propositalmente, Andréia deixou a reportagem sem saber o que vinha pela frente na segunda edição do R1 Talks. Como especialista no segmento, ela sabe que manter surpresa e certo suspense ajudam na experiência do participante. Ao mesmo tempo, impossível não se impressionar com a infraestrutura montada pela empresa comanda por Raffaele Cecere, com destaque para o imenso telão de LED de ponta a ponta no palco.

Cecere, por sinal, foi o responsável, ao lado do seu sócio Rodrigo Caetano, pelas boas-vindas aos cerca de 100 pessoas presentes. “Há 20 anos, começamos alugando equipamentos e, hoje, somos muito mais do que isso: uma empresa de soluções para todo e qualquer evento”, disse Cecere. “Difícil falar depois do Raffa, mas vou tentar. Bem, o que posso garantir é que nossa festa de aniversário será super mega top, e essa é minha parte: deixar vocês animados. O Raffa e Andréia cuidam do resto”, brincou Caetano.

Os dois anteciparam o conteúdo do terceiro R1 Talks, focado nos bastidores dos eventos e também nos equipamentos. “Para quem quer conhecer as novidades no mercado, vamos mostrar muito do que vimos no evento que fomos em Barcelona este ano, e de onde trouxemos muita coisa, como novidade em termos de painel de LED”, comentou Cecere. “Vamos falar também sobre tudo que envolve os bastidores. No nosso caso, por exemplo, fizemos 1,3 mil eventos no mês passado. Como isso é possível? É uma logística complexa, levando equipamento de um lado por outro. Vamos mostrar um pouco do que fazemos”, complementa Caetano.

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Cecere e Caetano, sócios do Grupo R1

Comunicação

A primeira parte do evento ficou a cargo de Carlos Parente, sócio da Midfield Consultoria e especialista em comunicação corporativa e relações institucionais. Com a palestra Tudo ao mesmo tempo agora, os desafios de uma boa comunicação. Parente começou dizendo que vivemos na era da atenção, o que é extremamente desafiador no mundo atual dos smartphones e das redes sociais.

“E, sejamos realistas, não tem solução, é a nova realidade, com a mistura de gerações e novos anseios na sociedade. Temos que nos adaptar, e fazer isso de forma ágil”, conta o especialista, que deu uma dica valiosa para a comunicação. “Não há texto sem contexto. Nos dias atuais, tudo é tão rápido que não passamos o contexto do que queremos transmitir. E, em eventos, isso é um convite para dar problema. Então, é preciso sempre explicar, contextualizar para que a comunicação flua, seja no pessoa ou no profissional”, ensina.

Segundo Parente, dá para criar um fluxo para fazer a comunicação funcionar, e ele passa por um trinômio: informar, formar e transformar. “Esse é o caminho para melhorar a comunicação. É preciso ter coragem, ao mesmo tempo, falar a real, retirar gradualmente os filtros e disfarces, encarar realmente quem somos”, disse.

“No fim da linha, se comunico melhor, tenho melhor resultado. Se dou um bom contexto, explico bem, falo o que tem que ser dito de forma clara, meu evento será um sucesso, porque esses dias são tiro, porrada e bomba. A vida é assim, não temos controle do que vai acontecer no dia seguinte. A oportunidade é amanhã e, para o trabalho fluir bem, ninguém solta a mão de ninguém”, continuou Parente, destacando a importância da comunicação para reforçar os laços da equipe. “Para funcionar bem e ter resultados, só assim”, finaliza.

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Martiniano abordou o engajamento dos times

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Após um debate com profissionais do trade sobre como melhorar a comunicação entre clientes, agências e fornecedores nos eventos, Jairo Martiniano assumiu o palco para, de maneira lúdica e, principalmente, engraçada, falar sobre como é possível engajar os times para entregar mais resultados na palestra Stand Up Corporativo: comunicatória.

“Trabalhar com evento é uma escolha. Então, na entrevista, você pergunta: tem certeza? Então, você deve comunicar: será preciso lidar com muita gente, precisa dar solução rápida às coisas e é de domingo a domingo. Todo mundo tem capacidade de escolher, e essa opção é sua”, iniciou.

“Por que é aquilo, em nenhuma empresa será sem sofrimento. São organizações que precisam dar resultados. Nunca se recupera o que foi perdido, então, tem que resolver as coisas bem e rápido. Por isso, a comunicação é fundamental”, continuou Martiniano, que elegeu alguns pilares de uma boa comunicação.

  • Relações interpessoais: tem que gostar de gente
  • Motivação: sem isso, não funciona
  • Confiança e respeito: é o que faz o trabalho em equipe.

“Fui claro, fui justo? Estimulei bons sentimentos? Tive orgulho do que fiz? Se sim, a comunicação vai funcionar”, destaca o consultor e palestrante, que veio com mais alguns norteadores para o público: o acrônimo CER (comunicação, engajamento, resultado).

“Comunicou bem? Gerou engajamento e resultados. Para isso, existem alguns segredos. Engajar é um trabalho diário, pois gera vínculo psicológico, afetivo e emocional. Outra recomendai é nunca fazer para não dar certo. É o contrário, tem que dar certo. Por isso, finja e finja até que atinja”, disse Martiniano. “Seja também mais interessado do que interessante. Por fim, se baseie sempre na Cruz de Santo André, que são as mensagens daquela placa de trânsito que avisa que existem trilhos de trem: atenção, pare, olhe e escute”, finalizou.

(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News