Raquel Lima trabalhou na área de vendas da Marriott por dez anos
(foto: Peter Kutuchian)
Desde janeiro deste ano Raquel Lima está no Expedia, onde é responsável pela área de Brazil Cities que inclui, basicamente, todo o território brasileiro, excluindo o litoral e Foz do Iguaçu. Ela iniciou sua carreira na Varig, e logo começou a atuar no segmento hoteleiro, onde acumulou 17 anos de experiência, a maioria dela adquirida na área de vendas da Marriott, onde atuou por dez anos. Saindo da rede norte-americana em 2010, já como gerente de Contas Nacional Sênior, ela foi trabalhar na área de Operações da Nascimento Turismo.
"Acredito que ter passado por diferentes áreas do turismo e poder integrar a equipe de uma OTA (Online Travel Agencie), como a Expedia, ampliou muito meus conhecimentos", comenta a executiva.
Após a sua chegada na Expedia, Raquel se engajou nas premissas da empresa, que são parecidas com os pilares dos empreendimentos hoteleiros, que trabalham pela excelência em serviços. "Nossos pilares também incluem o bom relacionamento com os clientes e parceiros, serviço rápido e eficiente e constante inovação. Com isso em mente, começamos a realizar workshops pelo Brasil para falar um pouco mais com hoteleiros sobre o mundo online e tudo o que a nossa ferramenta pode proporcionar, como informações de mercado, ações para melhorar o ranking do hotel nas páginas, gerenciamento de tarifas e inventário", explica.
O dia-a-dia dela é bastante dinâmico, uma vez que os parceiros brasileiros da Expedia no Brasil possuem realidades bastante distintas em relação a características de outros mercados como sazonalidade, demanda, categoria de hotéis e acesso à tecnologia.
Segundo Raquel o Brasil é imenso e riquíssimo, por isso mesmo os desafios também são bastante distintos. Desde as grandes distâncias entre estados ao atual momento de crise na economia brasileira. "Ainda assim, por causa da crise e da alta do dólar, as pessoas têm preferido os destinos nacionais, viagens para outros locais no próprio País – o que é positivo para a Expedia. Nós também temos que lembrar que, uma vez que o real está caindo, o Brasil torna-se atraente para os viajantes estrangeiros, que encontram preços relativamente baixos", analisa.
Ela comanda uma equipe com mais de dez profissionais que cuidam diariamente das relações com os hotéis parceiros e trazem novos hotéis ao portfólio do grupo Expedia no Brasil. "Tenho buscado direcionar a equipe, ainda mais, para os resultados por meio de uma relação “ganha-ganha” com os hotéis na medida em que oferecemos aos parceiros mais do que apenas um canal de distribuição mas também informações de mercado, tendências e expertise", diz Raquel, revelando também que o time do Brasil continua a crescer, com a contratação de cinco novos funcionários em 2015.
Sobre o crescimento da Expedia no Brasil neste ano, ela diz que a primeira metade do ano para o grupo Expedia foi bastante positiva, mesmo em meio ao atual cenário econômico do Brasil. A demanda de viagens para o Brasil continuou a crescer em sites do grupo Expedia no primeiro semestre, de tal maneira que a demanda de viagens domésticas, por exemplo, aumentou quase 140%. Os principais mercados do Brasil registraram um crescimento saudável: a procura por São Paulo aumentou 50%, e a pelo Rio de Janeiro, mais de 40%, em comparação ao mesmo período do ano passado. As vendas por dispositivos móveis aumentaram mais de 130% no primeiro semestre deste ano, com um aumento de mais de 100% em São Paulo, mais de 110% para o Rio de Janeiro e mais de 150% para Salvador. "Abrimos também um novo escritório em Recife para melhor apoiar os nossos hotéis parceiros na região" diz Raquel.
Além do novo escritório em Receife, a Expedia está fisicamente em outros dois mercados, Rio de Janeiro e São Paulo, onde Raquel trabalha.
Portfólio global do Grupo Expedia
Indagada sobre os diferenciais da Expedia, ela diz que o Grupo oferece aos hotéis parceiros uma enorme exposição global em mais de 150 sites de reservas de viagens de mais de 70 países, bem como sites e aplicativos, incluindo as marcas Expedia.com, Hotels.com, Hotwire, trivago, Wotif group, Travelocity e Venere. "Neste ano, o Grupo também anunciou uma parceria com a Despegar e recentemente concluiu a aquisição da Orbitz Worldwide. Investimos fortemente em tecnologia para nos certificar de que nossos parceiros estejam representados onde os viajantes estiverem comprando – pelo nosso aplicativo para tablets, aplicativos móveis, Apple Watch apps e outros. Os sites do grupo Expedia aceitam mais de 30 moedas, e, além de cartões de crédito, alguns sites oferecem ainda opções de pagamentos alternativos, como parcelas, Bitcoin e cartões de presente", relata Raquel.
Ela ainda diz que a equipe está muito ansiosa para trazer o aplicativo Expedia PartnerCentral aos hotéis parceiros no Brasil, uma vez que irá permitir-lhes gerir os seus negócios com o grupo Expedia a qualquer hora, em qualquer lugar. "Eu não posso falar o momento exato do lançamento, mas a equipe de produtos está trabalhando bastante para deixar o app pronto para o nosso mercado", diz.
Para finalizar, Raquel responde sobre seus planos para o futuro: "pretendo continuar a estudar para poder ampliar meus conhecimentos nas áreas de marketing e e-commerce, e também desejo conseguir seguir me desenvolvendo profissionalmente, sempre buscando balancear o lado profissional com o pessoal", projeta a executiva
Serviço
expedia.com.br/
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