sábado, 21/setembro
InícioMercadoRecuperação do RevPar é realidade, mas não para todos, aponta STR

Recuperação do RevPar é realidade, mas não para todos, aponta STR

O ano de 2023 foi, de fato, de forte recuperação para a hotelaria, movimento iniciado ainda no final do ano anterior. Com a pandemia no retrovisor, a maioria dos mercados globais viu seus números crescerem substancialmente. De acordo com levantamento da STR, 75% dessas praças tiveram, em dezembro, RevPar acima do registrado no mesmo período de 2019. Os dados mostram que os cinco países em linha ascendente do indicador foram Brasil, Emirados Árabes Unidos, Colômbia, Arábia Saudita e Hungria, revela o Hospitality Net.

A pesquisa da STR diz, ainda, que 20 dos 25 países europeus registraram crescimento do RevPar no período que antecedeu a temporada de férias, encerrando um ano de forte desempenho em todo o continente. Entre as nações com 50 mil quartos e níveis adequados de relatórios hoteleiros, os Emirados Árabes, Coreia do Sul, Singapura, França e Suíça lideraram o indicador em uma base real.

Mercados globais - Gráfico_STR

 

Os Emirados Árabes foram o único país a atingir RevPar acima de US$ 200, devido à COP28, sediada em Dubai. Além disso, Abu Dhabi também recebeu espectadores do Grande Prêmio de Fórmula 1 no final de novembro. O Dubai Rugby 7 adicionou mais demanda a um calendário movimentado. Para a Arábia Saudita, o país sediou em meados de dezembro a Copa do Mundo de Clubes de 2023, campeonato internacional dos principais clubes de futebol de cada continente.


LEIA TAMBÉM


Na Europa, como esperado, o crescimento do RevPar na maioria dos países abrandou antes da época festiva, mas a Hungria entrou no nível superior devido ao aumento de 55% na diária média durante o período.

Outros dados

Excluindo as áreas provinciais, os mercados nacionais e aqueles afetados pelas flutuações das taxas de câmbio, os melhores desempenhos dos mercados globais foram o Rio de Janeiro, Hong Kong, Dubai, Goa e as Ilhas Baleares.

Goa testemunhou salto significativo na diária média, de 58%, enquanto as Ilhas Baleares registraram incremento de 31% na ocupação em comparação com 2019. Dubai, como mencionado anteriormente, colheu benefícios ao receber grandes eventos e registrou crescimento de 84% no RevPar.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito do infográfico: Divulgação/STR