sábado, 21/setembro
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Resorts Brasil amplia escopo de atuação e abre novas frentes de diálogo

O primeiro trimestre de 2023 foi agitado para a Resorts Brasil. Além de receber seis novos associados (Blue Tree Thermas de Lins, Jurema Águas Quentes, Fazzenda Park Resort, Hotel Villa Rossa, Salinas Maceió e Japaratinga Resort), a entidade ampliou seu escopo de atuação perante o mercado, com novas frentes de diálogo e compartilhamento de conhecimento.

Atualmente com 66 membros, a Resorts Brasil planeja atingir a marca de 70 associados em breve. Segundo Ana Biselli, presidente executiva da entidade, as ações promovidas nos últimos meses deram maior visibilidade para a associação, o que levou muitos resorts a se interessarem pela filiação.

“Temos alguns empreendimentos interessados em fase de validação. Nosso crescimento tem sido orgânico, pois com tantos projetos em curso não sobra tempo para captar membros. A ampliação do nosso escopo de atuação resultou no maior engajamento dos associados, o que é muito positivo”, explica a executiva.


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Relatórios e estudos

Muitos dos conteúdos compartilhados pela entidade são frutos de parcerias de peso no setor, como a 3ª edição do Overview de Mercado com o STR, lançada em fevereiro. O estudo trouxe análises de desempenho do segmento de resorts em 2022, além de insights para 2023. “Teremos mais duas edições no segundo semestre. É um estudo que reúne associados para interpretar os dados e aprender com o passado para se preparar para o futuro”, explica a executiva.

Sempre muito aguardado pelo mercado, a 6ª edição do Radar Resorts Brasil foi lançada em janeiro. O projeto é pautado em dados de parceiros da entidade, com indicadores de desempenho, qualidade e oferta. Estudo de extrema relevância para o setor, a pesquisa deve ganhar maior abrangência ainda este ano.

“O Radar Resorts Brasil sempre traz informações olhando para trás, com análises de períodos anteriores. Nosso projeto é olhar para frente, trazendo indicadores para apontar cenários próximos. Estamos em fase de conversas com algumas ferramentas que permitem essa previsão para oferecer a oportunidade de tomadas de decisão com dados fidedignos”, revela Ana.

A presidente executiva adianta que o novo formato do relatório deve chegar ao mercado em outubro deste ano. “Vamos soltar uma edição em agosto, com insights do segundo trimestre, que ainda estará nos moldes atuais”.

A Resorts Brasil também deu um passo importante em direção à sustentabilidade ao criar o Comitê ESG Resorts Brasil, em fevereiro. O grupo foi estabelecido com o objetivo de ajudar no planejamento das ações da associação de modo que os resorts e os profissionais possam cada vez mais se aperfeiçoar nas ações de ESG.

“Também esperamos acrescentar métricas de ESG ao Radar Resorts Brasil em breve. Vamos lançar um programa sobre o tema que vai nos ajudar a compor esses indicadores relacionados à sustentabilidade”, diz Ana.

Eventos e conexões

Além disso, a entidade cumpriu seu papel de criar conexões e promover relacionamento entre os associados com dois eventos: Conexão Operações, e Conexão Comercial. A primeira reuniu os gerentes gerais dos resorts para discutir desafios comuns e pensar em como a associação pode trabalhar melhor os temas de interesse comum. Já a segunda reuniu os líderes da área comercial para refletir sobre o calendário de ações da associação.

No mês de março, continuou esse movimento com o evento Conexão Recursos Humanos. O evento contou com momentos de compartilhamento de conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos.

A associação promoveu a 4ª edição do Resort Week, uma campanha promocional que oferece descontos exclusivos nos resorts associados participantes, incentivando o turismo doméstico. “É uma ação que tem como objetivo a promoção e divulgação do segmento de resorts para consumidores finais e intermediários. Este é um evento que ganha força a cada edição, com mais parceiros interessados. Teremos mais uma Resorts Week em agosto e também vamos participar de duas feiras importantes: Abav e Festuris”, acrescenta Ana.

Em abril, o destaque foi o 1º Encontro de Gestores Operacionais de Resorts, realizado no Tauá Atibaia. O evento reuniu mais de 40 gestores operacionais de resorts de todo o país, proporcionando um ambiente de troca de experiências.

“Esta foi uma das conquistas dessa gestão. Abrir essa vertical de operações já era um desejo da Resorts Brasil, trazendo para perto os gerentes gerais e diretores, que são peças tão estratégicas e acabam isolados fisicamente. Esperamos intensificar as ações neste sentido, com encontros virtuais, rodadas de negócios na Equipotel e uma segunda edição prevista para 2024”, enfatiza Ana.

Diálogo com a iniciativa pública

Um dos maiores legados deixados pela pandemia é a maior articulação conjunta das entidades turísticas frente ao setor público. Defensora de uma movimentação em bloco, a Resorts Brasil tem atuado ao lado de outras associações para levar demandas do turismo a Brasília.

“Atuamos com o FOHB, Sindepat, entre outras entidades. Ampliamos nosso diálogo com o movimento Vamos com Turismo e Eventos, que tem o objetivo de divulgar os parlamentares que atuam em benefício e defendem o turismo. A Abrape, por exemplo, foi líder no tema do Perse, uma pauta importante para o nosso mercado”, destaca a presidente executiva.

O G20, bloco criado durante a pandemia, também atua em Brasília para debater a reforma tributária, além de contar com diálogo direto com a Embratur. “É muito gratificante ver esse movimento conjunto que aprendemos com a pandemia. Juntos somos mais fortes e conseguimos mais atenção. Alcançamos um nível de maturidade muito superior ao que tivemos no passado, com boas articulações tanto no Executivo quanto no Legislativo”, avalia Ana.

Turistech Hub

Inaugurado oficialmente em março, o Turistech Hub dá seus primeiros passos no setor. Com iniciativas pensadas a médio e longo prazo, o hub de inovação aberta visa gerar maior competitividade ao setor turístico.

Para Ana, a largada foi positiva, com programas voltados para startups em andamento. “Nenhuma resposta é rápida, mas temos observado o interesse de startups em participar. Vamos rodar alguns desafios com a Embratur, com foco na gestão do colaborador e atratividade de mão de obra”.

As startups podem se inscrever na competição para oferecer soluções para diferentes momentos da jornada do colaborador, como recrutamento, desenvolvimento e retenção. “As selecionadas farão uma apresentação. Em seguida, algumas serão escolhidas para as próximas etapas de prova de conceito, entre outras fases”, explica a executiva.

O Turistech Hub ainda promoverá a formação de líderes, com foco em inovação aberta.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Hotel Villa Rossa

(**) Crédito da foto: Divulgação/Resorts Brasil