domingo, 22/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoRio: turismo se destaca na geração de empregos

Rio: turismo se destaca na geração de empregos

O turismo está em processo gradual de retomada e, dentro deste cenário de aumento de demanda por viagens e hospedagens, empresas têm investido em reforço de mão de obra para garantir bons indicadores. No Rio de Janeiro, o setor se destacou em setembro por alavancar a geração de empregos formais, de acordo com levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). A chegada das festividades de fim de ano também aparece como fator decisivo para o aquecimento do mercado de trabalho. Na capital, é esperada ocupação hoteleira de 100% para o Réveillon.

Em Búzios, na Região dos Lagos, foram abertos 285 empregos com carteira assinada no período. No ano, foram 1.805, o que representa crescimento de 20% em relação a 2020, ano mais afetado pela pandemia. O destino foi o município do estado em que a população mais recebeu auxílio emergencial do governo federal no ano passado.

Paraty e Mangaratiba, na Costa Verde, também tiveram resultados positivos na geração de empregos neste período de recuperação do setor. Paraty tem 8% de crescimento no acumulado do ano, enquanto Mangaratiba tem quase 10%  entre janeiro e setembro de 2021.


LEIA TAMBÉM


Os dados do Caged levam em consideração apenas os empregos com carteira assinada. É importante ressaltar que, no turismo, a informalidade é uma tendência crescente.

Rio: índice segue abaixo do ritmo nacional

Apesar dos sinais evidentes de recuperação na geração de empregos, o mercado de trabalho do estado cresce em ritmo mais lento frente aos relação aos demais estados da região Sudeste e do Brasil como um todo, principalmente em comparação ao acumulado do ano e nos dados dos últimos 12 meses.

Nesta base de comparação, o Rio de Janeiro cresceu 3,9%, enquanto o Sudeste registrou aumento de 6,1% e o percentual do país ficou em 6,4%.

(*) Crédito da foto: eacuna/Pixabay