sábado, 21/setembro
InícioSustentabilidadeRoyal Palm Hotels & Resorts apresenta seu 1º relatório ESG

Royal Palm Hotels & Resorts apresenta seu 1º relatório ESG

O Grupo Royal Palm Hotels & Resorts, com seis empreendimentos em Campinas e Indaiatuba, lançou seu primeiro relatório ESG, destacando seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Há mais de uma década, a rede publica o ‘Balanço Institucional’, mas agora adota formalmente a abordagem voltada para o tema.

“Foi um mergulho nos processos da empresa para entender o que já estamos praticando e onde podemos melhorar,” afirma Antonio Dias, diretor executivo do grupo. Para fortalecer este compromisso, o a rede contratou uma consultoria especializada, que realizou workshops para que os colaboradores conhecessem os princípios ESG e sua importância para a performance da empresa e para a sociedade. Após essa fase de conhecimento, foi realizado um diagnóstico e um censo junto aos funcionários para identificar suas percepções sobre o assunto.

O relatório detalha práticas sustentáveis de cada empreendimento, como gestão de água, consumo de energia, e resíduos. O grupo também se compromete com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), beneficiando 12 metas específicas: saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia acessível e limpa, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, paz e justiça, e parcerias pelas metas.


LEIA TAMBÉM


O Royal Palm Hotels & Resorts também está em processo de associação ao Pacto Global – Rede Brasil, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, visando alinhar suas estratégias aos 10 princípios universais e desenvolvendo ações para enfrentar desafios sociais e ambientais.

Investimentos em descarbonização

No campo da descarbonização, no qual o grupo já tem desenvolvido iniciativas desde 2022, foram investidos R$ 2 milhões na substituição do sistema de aquecimento de piscina, trocando gás natural por bombas de calor que utilizam energia elétrica. O aporte resultou na redução de 425 toneladas de CO2 por ano na pegada de carbono do grupo. Em 2024, o Royal Palm realizará seu primeiro inventário de carbono e iniciará o processo de compensação de suas emissões.

“Com o lançamento deste relatório, estamos formalizando nossas práticas de sustentabilidade e reafirmando nosso compromisso com a responsabilidade ambiental e social,” conclui Dias.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Royal Palm Campinas