De acordo com o IFT-GKS (Índice de Favorabilidade para o Turismo), São Paulo é a capital brasileira com as melhores condições para atrair investimentos no setor. O ranking, publicado pelo Valor, considera informações sociais, econômicas e de infraestrutura turísitica para elencar as cidades.
Para Mariana Aldrigui, professora da USP (Universidade de São Paulo) e especialista em Turismo, o estudo inédito tem como objetivo colocar o setor no mesmo patamar que outros segmentos, que contam com pesquisas e levantamentos periódicos e confiáveis.
No ranking, a capital paulista alcançou 78,59 pontos de 100. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro (59,86 pontos) e Belo Horizonte (54,25 pontos). Na listagem regional, as líderes foram Porto Alegre (50,68 pontos), Brasília (48,98 pontos), São Luís (39,56 pontos) e Belém (34,96 pontos).
Benefícios e desafios
Segundo Mariana, um dos fatores que coloca São Paulo no topo da lista é sua baixa sazonalidade de turismo. “A cidade consegue ter eventos simultâneos e não há escassez de mão de obra nem transtornos à população”, disse especialista.
Entre janeiro e novembro, por exemplo, a capital conta com a realização de 150 eventos apoiados pelo VSPCB (Visite São Paulo Convention Bureau). Esse calendário deve atrair cerca de 1,8 milhão de visitantes à cidade nos primeiros 11 meses de 2024.
Mariana considera que o Rio ficou em segundo lugar por possuir desafios estruturais, de empregabilidade e imagem de segurança pública.
“Em maio, a Madonna fez uma fala marcante: ‘o show mais bonito do mundo no lugar mais bonito do mundo’. Por mais que tenha sido caro o espetáculo, isso não tem preço. Porém, o Rio tem desafios que foram maquiados pelas gestões políticas passadas, que se afundaram na corrupção”, avalia a professora.
(*) Crédito da foto: Pixabay