Temporariamente cancelado, depois de ser fortemente criticado pela direção da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) Nacional, o convênio entre Sebrae e Airbnb voltou ao debate do dia. Agora, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas soltou uma nota posicionando-se e esclarecendo sua decisão tomada na última semana.
Abaixo, a íntegra da nota do Sebrae:
"O convênio com a empresa Airbnb está suspenso temporariamente e em processo de análise, visando estabelecer a melhor forma de integração entre o setor turístico tradicional e as inovações digitais. A parceria em análise não prevê o repasse de verba para a plataforma de hospedagem e nem o atendimento aos anfitriões cadastrados pela empresa.
A ideia original do convênio suspenso era testar em alguns bairros no Rio de Janeiro – RJ e em Bonito – MS um modelo de capacitação de 500 (quinhentos) empresários de micro e pequenas empresas localizadas no entorno das acomodações vinculadas ao Airbnb e na sua integração aos respectivos anfitriões, que passariam a divulgar aos turistas hospedados a rede de micro e pequenas empresas mapeadas na região.
Essa não é uma iniciativa isolada do Sebrae para o setor de turismo. Encontram-se em execução ou em negociação projetos e parcerias para o fomento e promoção das micro e pequenas empresas da cadeia do turismo envolvendo a aplicação de mais de R$ 100 milhões até 2018. Essas ações envolvem a capacitação de pequenos negócios nos segmentos de meios de hospedagem, bares e restaurantes, guias e agências de turismo e atrativos turísticos.
A campanha promovida pelo Airbnb nas redes sociais e por intermédio do envio maciço de e-mails, inclusive – surpreendentemente – até para o cadastro de usuários dos serviços, com o objetivo de questionar a decisão adotada pelo Sebrae, não contribui para que as soluções já mencionadas sejam encontradas e as discussões sobre o assunto retomadas".
* Foto de capa: divulgação/Pixabay/Free-Photos