segunda-feira, 23/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoSegmento de hospedagem de Porto Alegre (RS) destaca-se por crescimento de arrecadação...

Segmento de hospedagem de Porto Alegre (RS) destaca-se por crescimento de arrecadação de tributos

 
Porto Alegre
(foto: arquivo HN/Peter Kutuchian)

Foram divulgados ontem (13), durante a reunião do Conselho de Turismo da Fecomércio-RS, os dados de desempenho do setor turístico de 2014, avaliados pelo Bemtur (Boletim Estatístico Municipal do Turismo) em Porto Alegre. De acordo com o documento, o segmento de hospedagem registrou o maior crescimento relativo em arrecadação, com 10% a mais do recolhido em 2013.

Ainda conforme o boletim, a arrecadação de tributos municipais nas três atividades econômicas características do turismo monitoradas pela Secretaria Municipal da Fazenda (hospedagem; agências de turismo, viagens e excursões; planejamento e administração de feiras e exposições) fechou o ano em R$ 19,5 milhões, um incremento de 6,8% sobre o ano anterior. Os dados foram apresentados por Guilherme Klumb, secretário e coordenador de Informações Turísticas de Porto Alegre.


LEIA TAMBÉM


Outro indicador é a taxa média de ocupação, de 53,67%, registrada pelo PRH/SindPoa (Programa Realidade Hoteleira/ Sindicato da Hotelaria e Gastronomia). "O número é preocupante. Isto prova que precisamos captar mais eventos em 2015 para tentar melhorar estas estatísticas até o final do ano", reforçou Luiz Fernando Moraes, secretário do Turismo do município.

Mesmo que o crescimento sobre 2013 tenha sido tímido, de 1,2%, a publicação registra a incorporação de 602 novos apartamentos à rede hoteleira da cidade durante o ano – um aumento de 7,2%, que elevou a capacidade para 9.000 quartos disponíveis em dezembro de 2014.

A análise dos dados aponta ainda que, embora o maior movimento na hotelaria local tenha ocorrido em junho, mês da Copa do Mundo, quando 62,29% dos quartos foram ocupados, em outros sete meses do ano a hotelaria também teve taxas de ocupação superiores à média do ano, algumas muito próximas à da Copa: 61,95%, em abril, 61,71%, em maio, e 60,2%, em novembro, todas puxadas por diferentes eventos ocorridos na cidade.

Serviço
fecomercio-rs.org.br