domingo, 22/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoSetor de turismo mantém volume de empregos em Minas Gerais

Setor de turismo mantém volume de empregos em Minas Gerais

empregos em mina geraisMaioria dos empregados trabalha em restaurantes

Dados mensurados pela Fecomércio MG, mostram que o setor de turismo tem conseguido manter o volume de mão de obra ativa. Na última análise, correspondente a junho, foram computados 276.813 trabalhadores registrados na atividade. O montante representa estabilidade, tanto em relação a maio deste ano (-0,04%), quanto ao saldo apurado no mesmo mês de 2017 (-0,3%). A maior parte dessas pessoas (mais de 146 mil) atua em estabelecimentos como restaurantes e similares.

Os números fazem parte do estudo "Indicadores de Empregabilidade no Turismo", que busca retratar a evolução do ramo. CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, contribuem no levantamento. 


LEIA TAMBÉM


Na avaliação dos pesquisadores, os números revelam a boa capacidade de recuperação da atividade "O turismo sentiu muito o impacto da crise, com fechamento sistemático de vagas desde 2015, aproximadamente. Agora, percebemos uma retomada mais consistente e muito importante para o setor", observa Danilo Manna, coordenador da área de Negócios Turísticos da Fecomércio MG.

Importância do turismo para Minas Gerais

De acordo com a Fecomércio MG, a taxa de empregabilidade em serviços no estado é puxada pela dupla hospedagem e alimentação. Cerca de 64% dos postos de trabalho nascem dessas atividades. O transporte de passagueiros aparece depois (31%). Lazer e cultura correspondem a pouco mais de 2% e agentes de viagens são 1,5%. 

"A recente desvalorização do real frente ao dólar poderá estimular ainda mais as famílias a optarem pelas viagens domésticas em detrimento das internacionais, incrementando o desempenho do setor em Minas", completa Manna.

Segundo a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), até maio, o volume de atividades turísticas em Minas Gerais cresceu 1,7% no acumulado do ano e 2,3% no acumulado em 12 meses.

A estabilidade de 2018 foi antecipada pela Fecomércio em previsão feita em julho do ano passado

(*) Crédito da foto: 453169/Pixabay