sábado, 21/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoSetur-BA investe em qualificação de Guias e Monitores para suprir a alta...

Setur-BA investe em qualificação de Guias e Monitores para suprir a alta demanda de turistas no Carnaval

Ano passado a capital baiana registrou 520 mil turistas, este ano o número deve ser até 7% maior
(foto: Pixabay/Tookapic)

Com o objetivo de suprir a alta demanda de turistas que chegam a Bahia durante o Carnaval, o Setur-BA (Secretaria de Turismo do Estado) desenvolveu um projeto de qualificação que deverá ser viabilizado durante todo o período festivo com a proposta de realizar um receptivo turístico especial aos visitantes que escolheram a capital baiana para passar os festejos de Momo.

Diante disso, a partir de hoje (4) profissionais qualificados para dar informações turísticas atuarão na operação Guias e Monitores. 


LEIA TAMBÉM


Nesta semana, os integrantes do projeto participaram de treinamento com duração de 12 horas, quando foram orientados quanto as questões de qualidade do atendimento, atrativos das 13 zonas turísticas da Bahia, segurança pública, combate ao racismo e proteção à criança e ao adolescente, dentre outros assuntos.
 
A operação vai contemplar os principais portões de entrada da capital baiana como aeroporto (24h), rodoviária (6h às 0h) e terminal náutico (8h às 18h). Hotéis e pontos estratégicos dos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho) também serão contemplados com a presença dos profissionais.
 
Além de barreiras móveis compostas pelos Guias e Monitores, 11 postos de informação turística (PITs) funcionarão em locais de ampla circulação dos foliões. 

O Pelourinho terá atenção especial, com reforço dos Guias e Monitores no STA (Serviço de Atendimento ao Turista). A Delegacia de Apoio ao Turista (Deltur) receberá integrantes do projeto das 11h às 23h.
 
Os atendimentos, feitos em até oito idiomas, a exemplo de inglês, espanhol, francês, russo, japonês e a Língua Brasileira de Sinais (Libras) são registrados em um aplicativo que gera o número de solicitações. 

Utilizada em smartphones, a ferramenta guarda também alguns dados como idade, gênero e naturalidade. As informações devem subsidiar a atuação dos Guias e Monitores nas próximas edições. A operação também será levada aos municípios de Porto Seguro e Mata de São João (Praia do Forte).
 
A atuação dos profissionais está integrada ao trabalho do Disque Bahia Turismo, call center 24 horas, especializado em informações turísticas, e aos postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT). 

Este ano, são esperados para o Carnaval de Salvador de 5% a 7% mais turistas do que no ano passado, quando a capital baiana registrou 520 mil visitantes.

Serviço
www.turismo.ba.gov.br