sábado, 21/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoSetur-RJ cria pesquisa para saber prognóstico de empresários sobre o segmento turístico

Setur-RJ cria pesquisa para saber prognóstico de empresários sobre o segmento turístico



Vista do Rio de Janeiro
(foto: Pixabay/Poswiecie)

Empresários de 23 municípios turísticos do Estado do Rio de Janeiro foram convidados a participar de uma pesquisa de mercado a ser realizada ao longo dos próximos 12 meses. O levantamento, denominado Clima Empresarial do Turismo no Estado, é uma iniciativa da Setur-RJ (Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro) e buscará captar as percepções dos empresários e responsáveis pela gestão dos estabelecimentos turísticos sobre o momento atual, além de suas expectativas de futuro dos negócios.

O objetivo do estudo é identificar as principais variáveis da conjuntura econômica do turismo no Estado e compor relatórios de monitoramento capazes de refletir a percepção dos empresários quanto ao desempenho nos setores de Alimentação, Transportes, Meios de Hospedagem, Lazer e Agências de Viagem.


LEIA TAMBÉM


A coleta de dados da pesquisa será executada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), trimestralmente, por meio de um questionário disponível na internet. Os empresários que participarem poderão fornecer suas perspectivas sobre variações como demanda nacional ou internacional, custos operacionais, preços e número de funcionários, dentre outros itens.

Serão captadas, ainda, informações sobre o desempenho no trimestre imediatamente anterior ao atual, e comparações entre iguais períodos em anos consecutivos. Da mesma forma, os participantes poderão compartilhar suas expectativas para os próximos trimestres e apontar quais são os fatores favoráveis e os mais desfavoráveis ao desenvolvimento dos negócios.

As respostas obtidas por meio das coletas trimestrais serão analisadas e comparadas a cada período de referência – trimestre atual, anteriores e posterior – e os dados ajudarão a compor diagnósticos de mercado. Prometendo um sigilo absoluto, ao fim do processo, os voluntários terão acesso a um relatório conjuntural produzido a partir desta ótica empresarial e de cenários macroeconômicos do turismo em âmbito nacional e no estado.

Para Nilo Sergio Felix, secretário de Estado de Turismo, a pesquisa permitirá a geração de informações estratégicas para o empresariado, a partir do conhecimento das percepções e expectativas. Ao mesmo tempo, contribui para que o setor público tenha uma visão mais ampla e aproximada da realidade, insumos vistos como fundamentais para a definição de ações de fomento à atividade.

"A pesquisa é uma ação integrante do Prodetur, fruto de uma política pública mais ampla ligada ao planejamento de médio e longo prazos para o setor no estado. Será de vital importância obter esta participação empresarial para contribuirmos para a dinâmica do mercado", afirmou Felix.

Serviço
www.rj.gov.br