sábado, 21/setembro
InícioMercadoSetur-SP lança marca turística da Mantiqueira Paulista

Setur-SP lança marca turística da Mantiqueira Paulista

Com o objetivo de impulsionar o fluxo de visitantes e potencializar as vocações dos municípios que integram a região turística da Mantiqueira, a Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo), que tem atuado em várias frentes para fomentar o turismo paulista, lançou a marca turística Mantiqueira-me, com a entrega do brandbook e vídeo da região.

A nova marca foi apresentada durante o 2º Festival de Vinhos de Inverno, em Campos do Jordão. O trabalho é uma parceria da Setur-SP com prefeituras e toda a cadeia do turismo para desenvolver um projeto conhecido como place branding, processo que envolve a criação da identidade da marca de um lugar para posicionar de forma competitiva os principais destinos da região, criando vínculos emocionais com seus públicos de interesse.

A iniciativa inclui identidade visual e verbal, além de plano de implementação para os seis municípios da região da Mantiqueira Paulista: Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São José dos Campos.


LEIA TAMBÉM


A proposta

A região ganhou um vídeo promocional, que apresenta os principais atributos turísticos dos municípios, além de um manual com informações estratégicas da marca, com as diretrizes de como disseminar os atrativos turísticos entre os visitantes e orientar as práticas de aplicação.

“A marca vai potencializar as características e vocações de uma região que está se consolidando ainda mais como destino turístico. O esforço de criação de uma identidade verbal e visual amplia a projeção dos atrativos locais e facilita o reconhecimento do público, impulsionando mais a atividade turística”, explica Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo.

Para a Mantiqueira Paulista, foi utilizado um jogo de palavras para criar a marca Mantiqueira-me, com destaque para o queira-me. O nome reflete o vínculo afetivo e as sensações de bem-estar e bem-querer. Os elementos gráficos da nova marca da Setur-SP remetem à natureza da região e suas montanhas.

Distrito Turístico Alto da Mantiqueira dá passo importante

Durante o evento, Lucena recebeu formalmente a proposta elaborada pelo Grupo de Trabalho formado por lideranças do turismo da região para criar o distrito turístico Alto da Mantiqueira. “O conceito do Distrito Turístico Alto da Mantiqueira é resultado de uma mobilização de mais de 18 meses dessas lideranças para desenvolver e identificar uma parte territorial que envolve os três municípios com clara vocação turística, e combinar investimentos privados, estaduais e municipais em prol dos produtos turísticos da região”, destaca o secretário.

A proposta será analisada pela Comissão de Distritos Turísticos e, caso aprovada, será recomendada a Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, a criação por decreto, do Distrito Turístico Alto da Mantiqueira.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Setur-SP