O final de ano tem sido marcado por despedidas na hotelaria brasileira. Houve movimentações em grandes redes nacionais e internacionais e, agora, é a vez de um reconhecido hotel de luxo. Localizado dentro do Parque Nacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), o icônico Belmond Hotel das Cataratas procura um novo gerente geral.
Isso porque a Andrea Emmerling deixou a gerência geral do hotel neste final de 2022, após quase três anos no cargo. Inclusive, ela já não dá mais expediente na propriedade, conhecida por sua fachada cor de rosa e pela vista privilegiada da Garganta do Diabo.
Em contato com a reportagem do Hotelier News, a assessoria de imprensa da Belmond confirmou a saída da executiva, informando ainda que a rede de luxo está mesmo procurando um(a) substituto(a). Então, alô alô hoteleiros: há uma vaga cobiçadíssima na hotelaria nacional em aberto!
Primeira mulher a gerenciar o empreendimento, Andrea assumiu a cadeira de Eduardo Bressane, que deixou o Hotel das Cataratas em junho de 2019 para comandar o Grand Hyatt São Paulo.
Durante sua gestão, a propriedade manteve o posto de único hotel sul-americano a receber cinco estrelas no Forbes Travel Guide (avaliação máxima da publicação) por três anos seguidos, com uma nota 92,55 em 2022.
Agora, resta-nos esperar para saber quem será o profissional escolhido para comandar esse icônico hotel do Sul do país.
Trajetória
O posto no Hotel das Cataratas marcou a estreia da executiva no mercado latino-americano. Antes de chegar ao Brasil, Andrea acumulou passagens por oito países nos últimos 15 anos. A alemã iniciou sua carreira no Hotel Trianon Palace, em Versailles. Trabalhou ainda em Dublin, antes de seguir para o Sheraton Frankfurt Airport Hotel, uma das maiores propriedades da Europa, com mais de 1 mil quartos.
A profissional ainda passou uma temporada nas cidades de Abu Dhabi e Bruxelas, sempre ocupando cargos de liderança. Em 2016, foi nomeada gerente geral para a pré-abertura do Sheraton Omã, onde liderou a equipe para a primeira posição do TripAdvisor com apenas seis meses de operação.
Em 2017, ela saiu da Starwood Hotels & Resorts, onde passou grande parte da carreira, para se juntar à Belmond. Seu primeiro cargo foi de diretora de Project Management, com base em Londres, no Reino Unido. Em 2019, mudou-se para o Brasil.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Belmond Hotel das Cataratas