segunda-feira, 23/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoTendências 360: turistas estão diferentes na retomada

Tendências 360: turistas estão diferentes na retomada

As mudanças referentes ao turismo em meio à retomada devem acontecer, principalmente, nos turistas. Após o primeiro dia de Tendências 360, o evento seguiu hoje (28) com o painel “Insights para o Turismo” citou o cliente como objeto central do retorno às atividades em ritmo, pelo menos, próximo do normal.

Como forma de antecipar algumas informações encontradas na pesquisa do Travel Lab, Carolina Sass (Mapie) e Arthur Andrade (Panrotas) falaram sobre o que aguardam como tendências.

“O turismo voltará ao normal, mas a grande mudança de comportamento será por parte dos viajantes. No momento de escolher o destino até a hospedagem, serão formas diferentes de pensar e planejar as viagens”, afirma a executiva da Mapie.


LEIA TAMBÉM


Tendências 360: segmentos

Já de acordo com Andrade, a expectativa é que o bleisure (corporativo + lazer) se consolide no setor. “Os dados mostram que 84,4% dos viajantes corporativos gostam de viajar, mas pandemia apresentou um lado que não conheciam tanto: a qualidade de vida. Agora existe o costume de ficar em casa com a família, criando assim, a tendência de unificação das opções”, explica.

Para o lazer, o jornalista falou de um mercado doméstico mais forte no imaginário dos viajantes. Também com base nas informações coletadas pela Travel Lab, destinos de sol e praia, bem como o Nordeste, são destaques. “São opções de verão é que devem desempenhar bem nessa modalidade. A diferença é que a questão do bem-estar também está relacionada a este segmento”, complemente Andrade.

Hotelaria

Por fim, Carolina dá uma visão sobre como o setor hoteleiro, especificamente, pode se conectar à transformação do viajante. “É preciso pensar melhor no viajante corporativo individualmente, ou seja, diretamente. Por muitas vezes o deixamos de lado e trabalhamos com as empresas, mas no futuro próximo isso não será o bastante”, diz.

Para essa afirmação, a executiva se balizou novamente no estudo apresentado sucintamente na abertura do segundo dia de Tendências 360. De acordo com o Travel Lab, existem, ao menos, cinco tipos diferentes e específicos de viajantes no lazer e no corporativo. Isso, na interpretação dela, reforça a diversidade do consumidor atualmente e a importância de aprofundar o contato com suas necessidades.

(*) Crédito da foto: Simon Rae/Unsplash