De Acapulco, México*
Francisco Gonzalez Dias, diretor geral da Pró-México
(foto: Flip Calixto)
Nação que tem no setor de serviços sua principal engrenagem econômica – apenas o segmento representa 59% do PIB (Produto Interno Bruto) -, o México começa a ver no turismo a principal possibilidade de potencializar sua especialidade. Em ano pra ser lembrado, 2014 foi especial para a segmentação, com crescimento de 20,5% no número de estrangeiros que chegam ao país. A movimentação de viajantes é responsável por gerar 14% da riqueza mexicana. Perante este cenário, a elaboração do próximo passo não é difícil: aumentar o número de países emissores de turistas para dilatar os já bons índices.
Liderando este projeto, a secretaria de Turismo do país e a Pro-México – entidade de promoção turística nacional – começam a articular estratégias para intensificar a propaganda dos destinos e pulverizar a nacionalidade dos visitantes estrangeiros. Atualmente, os principais emissores de viajantes são os vizinhos Estados Unidos e Canadá, que juntos representam mais de 50% do público presente na região.
"Ainda temos muito do nosso público oriundo de poucos países e é evidente que podemos ter resultados melhores aumentando os emissores", relata Francisco Gonzalez Dias, diretor geral da Pró-México, mostrando alguns dados relativos ao setor. Segundo ele, alguns países como o Brasil, que hoje soma 3% do total de turistas recebidos, são mercados a serem explorados com mais afinco.
Para alcançar tais resultados, além de intensificar a divulgação o poder público entra em cena com um programa de melhorias estruturais em diferentes destinos. O planejamento vem da compreensão de que este setor é fundamental e pelos resultados alcançados.
"Estou seguro que estamos no caminho certo para a evolução do setor", pondera Dias.
Serviço
tianguisturisticomexico.com.mx
* O jornalista do Hôtelier News viaja ao México a convite do Conselho de Promoção Turística do México