sábado, 21/setembro
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Três perguntas para: Maína Pietrobelli

Responsável por expandir a atuação da Plusgrade na América Latina, Portugal e Espanha, Maína Pietrobelli é apaixonada por hotelaria, mercado no qual atua há quase 20 anos. Com vasta experiência internacional, Maína encontra no trabalho uma das suas maiores satisfações: estar em contato com diferentes culturas e se comunicar em três idiomas diariamente. A profissional concilia as viagens profissionais e idas constantes a São Paulo para eventos e reuniões com a vida em Ilhabela, onde mora com o marido e os dois filhos.

A diretora de Desenvolvimento de Negócios da Plusgrade para a América Latina se considera uma pessoa dedicada e atenta a detalhes em tudo o que faz, desde a maternidade até o estudo do idioma alemão, por exemplo, ao qual se dedicou por mais de 10 anos. A executiva fez faculdade de Letras na USP (Universidade de São Paulo), que cursou ao mesmo tempo em que fazia Hotelaria no Senac. Além do alemão, Maína estudou francês durante os anos em que trabalhou na Accor, no início da carreira, e aprendeu inglês e espanhol de maneira autodidata, tendo completa fluência nos dois idiomas.

Depois da gigante francesa, a profissional passou pelo setor de tecnologia e regressou à hotelaria na Bourbon Hospitalidade, sendo responsável pela distribuição. Seguiu, então, para o mercado internacional, onde está a mais de oito anos. Maína considera seu maior desafio e conquista profissional ter ganhado o prêmio de Inovação da Phocuswright Conference em Miami, onde apresentou um case para mais de 400 diretores e profissionais C-level da hotelaria global, representando a UpStay, startup que foi adquirida pela Plusgrade um ano depois.


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Vale destacar que Maína é um dos nomes confirmados para a terceira edição do Hotel Trends Orçamentos. Parceria do Hotelier News com a Noctua Advisory, o evento acontece no modelo híbrido no dia 2 de setembro, com a parte presencial sendo realizada no Novotel Morumbi, em São Paulo. Os ingressos podem ser adquiridos no link e, entre as presenças confirmadas, estão nomes como Alexandre Gehlen (Intercity), Lizete Ribeiro (Grupo Tauá de Hotéis) e Ulisses Marreiros (Belmond). Convidada do Três perguntas para de hoje (20), Maína fala de estratégias importantes da empresa em que atua. Confira!

Três perguntas para: Maína Pietrobelli

Hotelier News: Em um momento em que o setor hoteleiro enfrenta desafios financeiros significativos, como a Plusgrade tem se destacado no auxílio aos hotéis na geração de receitas adicionais de maneira estratégica e sustentável? Quais são as inovações ou adaptações recentes da empresa para lidar com demandas específicas deste cenário em constante mudança?

Maína Pietrobelli: A Plusgrade é, há muito tempo, líder em soluções de receitas auxiliares nos setores aéreo, ferroviário, de cruzeiros, financeiro e de fidelidade, e recentemente adaptamos nossa experiência ao setor hoteleiro. Nossa plataforma eleva as experiências dos hóspedes, gera receitas auxiliares e automatiza as operações do hotel de maneira integrada.

Implementamos inovações importantes, como integrações perfeitas com os principais PMS, visando reduzir esforços das equipes e garantir operações tranquilas com intervenção mínima. Nossa experiência em upgrades premium nos setores aéreo, de cruzeiros e ferroviário foi adaptada aos hotéis, aumentando significativamente o engajamento dos hóspedes por meio de mensagens direcionadas em pontos-chave de decisão ao longo da jornada do viajante.

Para melhorar ainda mais a experiência do hóspede, incorporamos ferramentas de marketing nos sites de hotéis parceiros, tornando as ofertas de upgrade completas e eficientes. Reconhecendo a importância da interação humana, também introduzimos um modelo de upsell de um clique na recepção. Isto permite que os agentes da linha de frente ofereçam serviços adicionais durante o check-in, fornecendo sugestões personalizadas sem adicionar pressão operacional.

Ao oferecer oportunidades de upsell personalizadas e envolventes, garantimos que cada interação com o hóspede aumente a satisfação e gere receitas adicionais.

HN: Diante da intensa competitividade no mercado hoteleiro, quais estratégias a Plusgrade tem recomendado aos empreendimentos para maximizarem suas receitas? Além disso, como a empresa tem encorajado a diversificação das fontes de renda dos hotéis e a otimização de seus recursos, considerando os desafios econômicos atuais e as tendências emergentes no setor?

MP: Entendemos que a concorrência entre hotéis é acirrada e a abordagem estratégica na forma como você se relaciona com seus hóspedes é um elemento-chave para diferenciar sua propriedade/marca. Para ajudar os hotéis a maximizar a receita e a APR (Average Published Rate), nossas soluções permitem que você se conecte com os hóspedes por meio de vários canais – e-mail, mensagens de texto ou WhatsApp – usando mensagens direcionadas e timing baseado em dados para apresentar produtos auxiliares e upgrades quando os hóspedes têm maior probabilidade de engajarem-se com as ofertas.

Para maximizar a receita, permitimos que os hotéis ofereçam múltiplas opções de pagamento, incluindo a oportunidade de pagar com pontos/milhas de fidelidade, facilitando a confirmação de compras pelos hóspedes. Nossas ferramentas são projetadas para se adaptar às preferências atuais dos hóspedes e aos estilos de viagem, permitindo que os hotéis diversifiquem as fontes de receita e otimizem os recursos internos, ao mesmo tempo em que melhoram a experiência do hóspede.

HN: Com a gestão de receitas se tornando cada vez mais crucial para a saúde financeira dos hotéis, de que forma a Plusgrade tem apoiado seus clientes na definição de orçamentos realistas e na identificação de oportunidades de crescimento? Quais são as estratégias específicas da companhia para ajudar os empreendimentos a se adaptarem às flutuações do mercado e a capitalizarem em meio às incertezas econômicas?

MP: Ser focado no parceiro é um dos valores fundamentais da nossa empresa, tirando proveito de nossa inigualável rede de parceiros globais no turismo. Acreditamos que só temos sucesso quando os nossos parceiros o fazem, e isso fica evidente na forma como navegamos entre os desafios que enfrentam nesta indústria altamente competitiva. Colaboramos com nossos parceiros para construir campanhas e programas de upsell que otimizam o rendimento e o RevPar alinhados com seus objetivos. Nossa integração com os PMS nos permite obter dados de disponibilidade e tarifas, tornando os upgrades perfeitos para hóspedes e equipes de operações.

Nossa dedicada equipe de marketing de parceiros fornece o suporte necessário para que os hotéis testem e refinem as campanhas para melhor atender às suas marcas e aos seus hóspedes. Esta adaptabilidade ajuda os nossos parceiros a navegar pelas flutuações do mercado, a capitalizar oportunidades de crescimento e a gerar receitas adicionais para os seus negócios.

(*) Crédito da foto: Divulgação/UpStay