Casado, pai do Cauã e, em breve, também da Maria Julia, Danilo Toledo é um apaixonado por inovação declarado. Fã de esportes e adrenalina, o gerente geral do ibis Styles Barra Funda pratica futebol e corrida em seu tempo livre, além de cozinhar ao lado do filho aos finais de semana. O profissional de 36 anos também revela que é um entusiasta de montanhas-russas, tendo como a do Hulk, em Orlando, como a sua preferida.
“Sou paulistano, mas devido as seis mudanças de cidade nos últimos 15 anos, me considero um cidadão do Brasil”, comenta. Formado em Gestão em Serviços pela FECAP e pós-graduado em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing pela ESPM, Toledo também estudou inovação e liderança em cursos como Dale Carnegie Training, Reaprendizagem Criativa e o Agile Scrum Philosofy and Framework.
Sua carreira começou como office boy até se tornar balconista em um restaurante na Avenida Angélica, na capital paulista. “Sou o que o mercado chama de carreirista dentro da Accor. Passava diariamente em frente ao ibis da Avenida Paulista e, após o término da construção, desejei muito estar ali. Fui chamado para uma vaga de garçom e então iniciei uma trajetória de 18 anos na rede”, relembra.
Toledo galgou diferentes posições na empresa francesa, tendo ingressado no programa de trainee aos 23 anos. Foi subgerente e gerente geral, com passagens por diversas cidades como Salvador, Maceió, Rio de Janeiro, Recife e Goiânia.
“Liderei o projeto da primeira cerveja de hotéis chamada ibis Beer, campeã do maior campeonato de cerveja de Londres, o Beer Award. Outra conquista foi a premiação do Desafio Extreme, circuito de treinos nas escadas de emergência do hotel”, conta o gerente.
Em sua trajetória, foi mentor de duas turmas de trainees gerenciais e de um programa de mentoria social, o Arca do Crescer. “Hoje com frequência ministro algumas palestras sobre liderança, inovação e carreira na International Hospitality Management School- CMH e Essec Business School, ambas em Paris”.
Três perguntas para: Danilo Toledo
Hotelier News: Com perfil corporativo, como o ibis Styles Barra Funda vem se recuperando da pandemia? Quais ajustes foram feitos para preservar o caixa?
Danilo Toledo: Com o avanço da vacinação, os clientes estão se sentindo mais seguros na hora de reservar uma diária de hotel e viajar. A nossa principal preocupação sempre foi a segurança e bem-estar dos nossos clientes, e, ao longo da pandemia, tomamos as medidas necessárias para que pudéssemos preservar esses valores da marca ibis Styles. Todos os hotéis operados pela Accor contam com a garantia do ALLSAFE, selo exclusivo de limpeza, prevenção e segurança da Accor. Além do selo, os hotéis implementaram um protocolo que tem mais de 150 itens de segurança, desde a limpeza dos restaurantes até regras para utilização das áreas comuns, respeitando o distanciamento social. Essas ações foram fundamentais para que a marca pudesse se estabilizar, aumentando consideravelmente a procura por hospedagem.
Entre outros destaques, em 2021, a Accor anunciou a chegada da marca WOJO no Brasil. Com o conceito “coworking com experiência de hotel”, a nova marca foi implementada com a proposta de workspitality, ou seja, entregando soluções de trabalho por meio de produtos que não abram a mão da hospitalidade já conhecida dos hotéis da rede. Além disso, trouxe um ambiente ideal para trabalhar por algumas horas perto de casa, com conforto, segurança, menu de qualidade, internet rápida e por um preço acessível, podendo ser em um lobby, sala privativa, bar ou restaurante.
HN: O hotel já atingiu seu ponto de equilíbrio? Caso não, o que falta para chegar lá?
DT: A marca ibis Styles é uma marca muito bem consolidada no mercado hoteleiro. Se a pergunta é sobre o ponto de equilíbrio quanto a posição que a marca ocupa no mercado, posso responder que estamos sim em um ponto de equilíbrio, porém isso não nos coloca em uma zona de conforto, porque a marca está sempre buscando inovação em produtos e serviços. Se a dúvida sobre o ponto de equilíbrio é em relação ao faturamento e taxa de ocupação do hotel, nesse caso não comentamos esses resultados. Posso afirmar que estamos recuperando os patamares de 2019, pré-pandemia.
HN: De que forma o empreendimento tem buscado fortalecer sua diária média? As tarifas estão acompanhando a inflação?
DT: Enfrentamos um momento decisivo para nosso segmento, a vontade de viajar voltou, a vacinação está avançada no país e fatores externos fazem com que a demanda doméstica aumente. Estamos cotidianamente mensurando os eventos que ocorrem na região e a retomada de cada segmento, especificamente aqui na Barra Funda temos uma grande diversificação que nos permite uma estratégia com uma ótica mais ampla, como por exemplo um estádio de futebol que promove ao longo do ano shows de grande porte trazendo público do país inteiro, três centros de eventos com feiras que atraem o público corporativo, casas de shows que atraem clientes locais e dos interiores mais próximos, clubes de futebol e outros. Desta forma podemos ser assertivos nas estratégias tarifárias segmentando-as de acordo com a demanda e cada tipo de público ou evento.
Sendo mais agressivos e ousados em marketing e vendas, buscamos uma performance baseada em todos os aspectos que citei para que possamos evoluir, equilibrando as contas afetadas com a inflação e retomando da diária média aos níveis de 2019.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor