sábado, 21/setembro
InícioPESSOASTrês perguntas paraTrês perguntas para: Ferdinando Lucena

Três perguntas para: Ferdinando Lucena

O João Pessoa CVB (Convention & Visitors Bureau) vem articulando maneiras de retomar a captação de eventos na capital paraibana. A entidade desenvolveu protocolos específicos para o segmento Mice, além de criar projetos de redução do ISS para o segmento. À frente das ações está Ferdinando Lucena, diretor-executivo, que falou ao Hotelier News como estão as expectativas para a recuperação do mercado.

Graduado em Turismo pela UNIESP, com especializações em Gestão Pública e Desenvolvimento Territorial pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba), Lucena há 20 anos dedica-se ao fortalecimento do segmento Mice em João Pessoa.

O executivo iniciou sua carreira no Sebrae e atua como diretor-executivo do CVB desde 2008. Também ficou à frente do Centro de Congressos e Convenções da Paraíba entre 2013 e 2020 e atualmente é secretário executivo municipal de Turismo da capital paraibana.


LEIA TAMBÉM


“Nesse período pandêmico, o Convention Bureau esteve trabalhando incansavelmente na manutenção de eventos já captados para nosso destino, de forma que os mesmos não fossem cancelados ou tivessem seu local de realização alterado. Nossa luta foi em remarcá-los para 2021, construindo um calendário de eventos importante para a nossa retomada”.

Três perguntas para: Ferdinando Lucena

Hotelier News: A cidade de João Pessoa vem fazendo um forte trabalho para a captação de eventos. Para 2021, já existe um calendário para o segmento Mice?

Ferdinando Lucena: A cidade de João Pessoa vem se destacando ao longo dos últimos anos no mercado de eventos do Brasil, entrando definitivamente na rota dos importantes eventos médicos, associativos e corporativos. Com um novo centro de convenções arrojado, versátil e moderno, a cidade vinha respirando desenvolvimento econômico com a captação e realização de feiras comerciais e grandes congressos nacionais e internacionais, ampliando o fluxo de turistas o ano inteiro e sentindo o impacto em sua economia. Com o advento da pandemia, o setor vem sofrendo com os efeitos da crise sanitária e aguarda pela retomada econômica com a realização do calendário de eventos que foram adiados. O Convention Bureau de João Pessoa precisa continuar seu trabalho de captação de novos eventos associativos, congressos médicos e feiras comerciais, além de promover o destino para atração de importantes eventos e nossa perspectiva para 2021 é continuarmos a aumentar, mesmo com as dificuldades, a geração de oportunidades, fluxo de negócios e visitantes, visitas técnicas de inspeção, potencializando as nossas empresas associadas, ampliar o quadro associativo e implantar novos projetos que consolidem o Convention Bureau no seio do marketing de destinos.

HN: Além dos eventos, como o CVB vem se mobilizando para auxiliar a capital paraibana na retomada?

FL: Sempre acreditei que a união faz a força. Trabalhamos ao longo desses anos em prol da construção, fortalecimento e a ampliação de mais eventos para nossa cidade. Fomos impactados pela crise, porém, não paramos nossas atividades e ações. Nesse período pandêmico, o Convention Bureau esteve trabalhando incansavelmente na manutenção de eventos já captados para nosso destino, de forma que os mesmos não fossem cancelados ou tivessem seu local de realização alterado. Nossa luta foi em remarcá-los para 2021, construindo um calendário de eventos importante para a nossa retomada. Além disso, mantivemos normalmente o trabalho de captação de novos eventos, a exemplo do Congresso Brasileiro de Concreto para 2021 e o Congresso Brasileiro de Palma e Cactáceas para 2022. O compromisso do Convention Bureau é trabalhar ainda mais com ações voltadas ao nosso desenvolvimento. Precisamos cada vez mais de união e participação integrada para vencermos os desafios e gargalos, valorizando os diversos elementos que conferem identidade a nossa cidade, lutando sempre por novos congressos e eventos, aumento o fluxo de turistas em períodos de baixa demanda, infraestrutura urbana e pela qualidade dos serviços turísticos oferecidos.

HN: Atualmente, qual a situação do destino? Quais as expectativas com a chegada da vacina para o retorno de turistas?

FL: Após longos e duros meses de restrições e fechados para o turismo, em setembro de 2020 houve a tão esperada retomada de João Pessoa. Dando continuidade ao Plano Estratégico de Flexibilização, que prevê a retomada das atividades econômicas na capital, e respeitando as medidas de segurança em relação à pandemia, a segurança tem sido o quesito fundamental neste novo momento. A estratégia, no entanto, para a retomada tem sido apostar no turismo regional. Antes da pandemia, 30% dos turistas que visitavam o destino eram de São Paulo, enquanto 20% eram pernambucanos e outros 20% potiguares. A pandemia não causou apenas uma mudança de perfil. Naturalmente, a queda no setor foi sentida em todo o país, não só aqui. Muita gente está com medo de viajar e também houve o cancelamento de eventos importantes que beneficiavam o turismo. O trade paraibano está preparado e alinhado para a nova retomada das atividades do setor, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. Sabemos que teremos um novo momento, um novo comportamento social e novos modelos de prestação de serviços. Tenho convicção que todos nós estamos preparados para essa fase com muita segurança. A retomada econômica do setor passa também pelas vacinas.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News