O entrevistado de hoje (14) do Três perguntas para é um brasiliense que tem como principal hobby a prática do jiu jitsu. Igor Ceruti, gerente de Vendas do B Hotel Brasília há pouco mais de dois anos, também é um grande apreciador de música clássica, instrumental e rock n’roll. No tempo livre, também gosta de ler, e indica As armas da persuasão, de Robert Cialdini, como leitura imprescindível.
Ceruti é graduado em Gestão de Pessoas pela Uneb (União Educacional de Brasília), em Psicanálise Clínica e Saúde Mental, e possui MBA em Controladoria e Finanças. Ao longo da carreira, teve oportunidade de transitar por diversas áreas, nas quais pôde se desenvolver e especializar na criação de equipes de Atendimento e Vendas de alto desempenho.
Em 2011, fez a transição para a hotelaria, atuando como gerente de Vendas do Royal Tulip Brasília Alvorada, empreendimento no qual ficou por quase 10 anos. Chegou ao B Hotel Brasília em março de 2022, com a missão de gerir as equipes de Vendas e Eventos, contribuindo no envio das propostas, atendimento ao cliente dentro e fora do hotel, entre outas atribuições.
Hoje, o executivo fala ao Hotelier News sobre estratégias e planos da propriedade localizada na capital federal. Confira!
Três perguntas para: Igor Ceruti
Hotelier News: Considerando que o segmento de luxo vem crescendo consideravelmente, como o B Hotel Brasília tem trabalhado para captar esta demanda?
Igor Ceruti: Com o passar dos últimos anos, o conceito de luxo se modificou sutilmente, adequando-se para atender a todos os gostos. Sendo o B Hotel Brasília um projeto idealizado para homenagear a arquitetura da cidade, buscamos, por meio de uma proposta minimalista, a união entre conforto e luxo, sendo também referência na gastronomia. Investimos em eventos gastronômicos com nomes de peso no Brasil, em parceria com nosso chef Lênin Palhano.
O nosso foco estratégico está em participar de eventos pontuais do segmento de luxo e na divulgação em veículos que representam este mercado, mostrando ainda que Brasília está muito além de um cenário puramente político, e que possui um vasto cenário cultural, arquitetônico e de belezas naturais que, em conjunto com uma hospedagem de excelência, propiciam uma experiência altamente diferenciada na capital.
HN: Como você avalia a performance do hotel ao longo de 2024? Quais os principais êxitos e desafios?
IC: Este ano está sendo marcado pela concretização de um trabalho idealizado e iniciado em 2022, com a nova gestão. A estratégia foi colocada em prática ao longo de 2023 e se concretizou em 2024, tornando-se referência em sofisticação, gastronomia, modernidade e luxo. Somos o único hotel da capital federal filiado à BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) e fomos considerados o 20º melhor empreendimento do Brasil no ranking dos 50 melhores na revista Exame, liderando o mercado com a maior diária média de Brasília.
Temos o desafio pessoal de nunca nos contentarmos com o que já conquistamos e pretendemos, a médio prazo, subir neste ranking de melhores do Brasil. Por meio de reformas em andamento, com previsão de inauguração em 2025, teremos novos espaços, que agregarão ainda mais valor, conforto e bem-estar ao cliente.
HN: Qual cenário você vê se desenhando para 2025? As expectativas são otimistas?
IC: Observando o resultado positivo obtido no cenário hoteleiro, com o Brasil presidindo o G20 em 2024, estamos muito otimistas, principalmente por saber que o país continuará sediando eventos importantes, como os jogos encontros do Brics, ao longo do próximo ano. Por meio de reuniões com embaixadas e empresas parceiras que se relacionam com o grupo, temos a informação de que ocorrerão centenas de reuniões deste bloco em Brasília, nos âmbitos político e corporativo.
A cidade também está se posicionando como sede cultural e esportiva de diversos torneios, competições, grandes shows e eventos com artistas internacionalmente renomados, que normalmente se concentravam entre Rio de Janeiro e São Paulo, criando uma expectativa super positiva para o próximo ano.
(*) Crédito da foto: Arquivo Pessoal