sexta-feira, 15/novembro
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Três perguntas para: Paulo Mancio

A construção do império lifestyle, pelo menos (e por enquanto) na América do Sul, vai levar sua assinatura. Bem, pelo menos background não será problema. Com quase duas décadas de Accor, Paulo Mancio tem participação em todos os projetos de Accor no continente. São centenas de empreendimentos em operação, projetos em conversão ou em desenvolvimento.

Vice-presidente sênior de Desing & Implantação da Accor para América do Sul, Mancio bateu um papo com o Hotelier News sobre as mudanças que o novo normal podem produzir. “Novos formatos, sistemas de circulação de ar, materiais que reduzem a proliferação microbiana, entre outros itens, devem passar a fazer parte do novo e necessário normal dos projetos de ambientes públicos e privados”, comenta.

Leia abaixo o restante da conversa que tivemos com Mancio, que também tem uma baita veia empreendedora, sendo membro e investidor da Construliga e da BR Angels, que investem em startups no país. Boa leitura!


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Três perguntas para: Paulo Mancio

Hotelier News: Arquitetura e design vão mudar com o novo normal? Na sua opinião, quais serão as principais alterações? Por que?

Paulo Mancio: É difícil fazer previsões diante de um contexto tão indefinido. Entretanto, podemos dizer que, de modo geral, a arquitetura e o design deverão ser impactados por todas as tendências e demandas da nova realidade. Ou seja, a arquitetura e o design irão transformar em prática as condutas sociais que vêm surgindo diante da crise que vivemos. Novos formatos, sistemas de circulação de ar, materiais que reduzem a proliferação microbiana, entre outros itens, devem passar a fazer parte do novo e necessário normal dos projetos de ambientes públicos e privados.

Já existem algumas medidas que estão sendo adotadas para garantir o distanciamento entre as pessoas e evitar aglomerações nos espaços públicos, como por exemplo, mesas e cadeiras mais distantes umas das outras. Em algumas situações, foi preciso inserir divisores (shield) para evitar o contato entre os atendentes e os clientes. No entanto, sabemos que existem medidas temporárias, e que poderão ser revertidas, caso se tornem desnecessárias. Outras medidas referem-se à comunicação visual ou sinalização dos ambientes, que foram inseridas para orientar os clientes e colaboradores quanto aos protocolos de distanciamento e das medidas de higiene. Estas, contudo, também têm caráter provisório.

HN: Ainda em relação à pergunta anterior, essas mudanças elevarão os custos para o desenvolvimento dos projetos arquitetônicos na hotelaria?

PM: De forma geral, novas adequações e ajustes mandatórios que sejam necessários e especiais para momentos, como por exemplo, uma pandemia, significarão revisões orçamentárias. No entanto, tendo em vista que as principais ações recomendadas estão no âmbito operacional, no momento, os projetos arquitetônicos que estão em desenvolvimento não sofreram qualquer alteração e, portanto, não tiveram mudanças na previsão de custos. Os dimensionamentos dos espaços permanecem iguais, como recomendam as marcas da Accor e as legislações relacionadas. Quanto aos móveis, estes serão comprados na mesma quantidade que foram projetados e na operação, se houver necessidade, serão retirados ou realocados para garantir o distanciamento adequado entre as pessoas.

HN: Como adaptar projetos de hotéis lifestyle, que prezam pela convivência em áreas comuns, ao novo normal? Ainda na mesma pergunta, uma vacina faz tudo voltar ao normal?

PM: Conforme falamos, estamos atentos às novas recomendações e imposições sociais diante da evolução da pandemia em curso. Alterações e ajustes nos projetos de arquitetura e design estão acontecendo de acordo com as novas necessidades. Esse é um processo natural da arquitetura e design que tem como função criar soluções que atendam às funcionalidades e o bem-estar das pessoas. De toda forma, continuamos valorizando a convivência nas áreas comuns como um dos pontos fortes dos hotéis lifestyle. Além disso, sabemos que, se necessário, durante a operação, medidas de distanciamento são devidamente adotadas para garantir os protocolos vigentes.

Verificamos que a maioria das ações adotadas nos hotéis envolvem algumas medidas físicas nos espaços, mas principalmente, estão relacionadas ao comportamento das pessoas, como uso de máscara e de álcool gel, além do distanciamento. Esperamos que, com uma vacina aprovada, as autoridades de saúde possam definir flexibilizações nos protocolos atuais e que as nossas soluções de arquitetura e design sejam implantadas para que a estadia dos nossos hóspedes seja uma grande e satisfatória experiência.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor