Vinicius Severo é casado, pai de duas filhas e biker por essência. Ama estar com a família, tanto a de sangue quanto a que escolheu no motoclube que frequenta. Além disso, é um grande adepto da leitura e a pratica sempre que possível. Atualmente está lendo Blink, de Malcolm Gladwell.
Formado em Turismo pela UNIP (Universidade Paulista), Severo atuou diretamente com hotelaria por muito tempo, iniciando sua carreira no Hampton Park Residence, em meados dos anos 90. Também trabalhou como supervisor Comercial na antiga rede Chambertin e possui passagens por Blue Tree Hotels, Panamby Guarulhos, entre outros.
Há dois anos, exerce a função de market manager na CloudBeds, auxiliando principalmente meios de hospedagem independentes a ter melhor controle de suas operações e retorno de seus investimentos. Severo é o convidado no Hotelier News na sessão de hoje (20) do Três perguntas para. No bate-papo, o profissional falou sobre metas e estratégias da empresa para 2022. Confira!
Três perguntas para: Vinicius Severo
Hotelier News: Neste momento de retomada da hotelaria, o peso das inovações tecnológicas no setor tende a ser maior?
Vinicius Severo: Atualmente, se você não está no Google, você não existe. Isso é comparável a um adolescente sem uma conta no Instagram, por exemplo. Durante muito tempo, principalmente no Brasil, os pequenos meios de hospedagem resistiram à tecnologia, acreditando ser apenas uma alternativa de divulgação, e apenas uma menor parte desse quinhão ainda tinha a visão de retorno de vendas por este meio.
Há cerca de 15 anos, alternativas de substituir um mercado já saturado pelas agências de viagem e operadoras criaram um vácuo, permitindo o surgimento das OTAs, democratizando o setor de turismo. Por outro lado, a popularização da internet permitiu que a compra direta com os meios de hospedagem se solidificasse, fazendo com que os mais atentos investissem ainda mais nesse nicho de mercado, que tendia a ser cada vez mais digitalizado.
Porém, ainda assim houve e ainda há uma boa parte de empreendedores que acreditam que a tecnologia não se faz necessária, ou porque não dispõe de muitas unidades habitacionais ou por simplesmente por considerarem um gasto a mais em suas propriedades.
Para entender melhor a situação, vamos traçar aqui um paralelo entre esportistas de final de semana e micro investidores independentes. Você pode ser muito bom naquilo que se predispõe a fazer, seja em qualquer esporte e ou atividade que lhe agrade, porém se não tiver uma ferramenta que lhe ajude, o percurso será muito mais difícil.
No nosso caso, fornecemos um sistema integrado, desenvolvido para pequenos e médios equipamentos de hospitalidade, que além do controle operacional, sincroniza até 300 canais eletrônicos de vendas e proporciona três motores de reservas, triplicando a chance de conversão direta para estes investidores.
HN: Atualmente, quantos hotéis compõem a base de parceiros da CloudBeds?
VS: Temos mais de 22 mil clientes, espalhados por 157 países. Auxiliamos empreendimentos a ter melhor controle e performance. Nossa operação nasceu aqui no Brasil, com nossos fundadores Richard Castle e Adam Harris viajando por Paraty (RJ).
Na ocasião, eles estavam buscando alternativas de hospedagem em seus celulares e praticamente não encontraram. A partir disso, surgiu a ideia de suprir um mercado carente de tecnologia. A CloudBeds foi criada para ser uma ferramenta que proporcionasse aos investidores a real semântica da palavra “independente”. Desde então, nosso portfólio de parceiros cresce de forma exponencial. Além disso, continuamos trabalhando ativamente para expandir nossa presença no Brasil e na América Latina como um todo.
HN: O que será priorizado na empresa em 2022? Quais estratégias deverão ser adotadas para garantir bons indicadores?
VS: A educação é um grande foco para a empresa este ano. Além de lançar recentemente o Cloudbeds Horizon e a Cloudbeds University, a equipe está publicando um livro esta semana, intitulado More Reservations, Happier Guests: The Ultimate Guide for the Modern Hotelier.
O guia, disponível em português, apresenta uma visão abrangente dos insights do setor e dos principais aprendizados para capacitar proprietários e operadores a gerar mais reservas, criar melhores experiências para os hóspedes e navegar no futuro da hospitalidade.
Em última análise, nossas prioridades são sempre mais e mais reservas para nossos parceiros. Temos vários novos recursos e parcerias estratégicas, que serão anunciadas nos próximos meses para ajudar nossos clientes a otimizar as operações e aumentar suas receitas. Particularmente, para nossos clientes no Brasil, desenvolvemos uma nova integração a ser anunciada neste verão. Ela ajudará a aumentar a visibilidade online para alavancar os resultados.
(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal