sábado, 21/setembro
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Turismo brasileiro cresce 28% em receita em 2022, aponta FecomercioSP

O turismo brasileiro alcançou receita de R$ 208 bilhões em 2022. O resultado significa avanço de 28% em relação ao ano anterior, conforme dados da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), com base em informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Ainda em dezembro, o setor já havia observado incremento de 14,4%, impulsionada por fatores como o período de alta temporada e a chegada das férias escolares. No acumulado do último ano, todos os setores cresceram, com destaque para o transporte aéreo, que alcançou receita de R$ 66,5 bilhões. A soma foi 65,2% maior do que a conquistada em 2021.

Para Rodrigo Oliveira, CEO do portal Booking Brasil, os dados demonstram que o turismo se recuperou da pandemia de Covid-19 e continua crescendo com forte estímulo. “A expectativa é de que esse número aumente a cada ano, já que trata-se de um mercado que está em constante crescimento. Viajar pode ser considerado uma questão de saúde, além de prazer e divertimento”, pontua, em entrevista ao Globo.


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Outros dados

A análise tem como base a Pesquisa Anual de Serviços e dados atualizados da Pesquisa Mensal de Serviços, ambas do IBGE. Os números são atualizados a cada mês pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e foram escolhidas as atividades que têm relação direta ou indireta com o turismo.

O transporte terrestre rodoviário, por sua vez, chegou ao fim de 2022 com faturamento de R$ 34 bilhões, crescimento de 13,9% em relação a 2021. Segundo Oliveira, as perspectivas para o segmento em 2023 são positivas, considerando o desempenho que vem apresentando. “A expectativa agora é de crescimento, já que durante a crise sanitária, o turismo foi um dos setores mais atingidos”, explica.

“Aliás, o Brasil é um país com grande potencial turístico para atrair visitantes de todo o mundo, a fim de explorar as belezas e conhecer toda a cultura do país”, acrescenta. Segundo o MTur (Ministério do Turismo), o turismo ecológico foi o principal motivo para cada um em quatro viagens domésticas realizadas a lazer no Brasil em 2021. A modalidade foi escolhida por 18,6% dos turistas de outros países e mais de 1 milhão de brasileiros.

O CEO da Booking Brasil ressalta que o setor pode crescer ainda mais nos próximos anos. “O turismo sempre foi importante para a economia brasileira e, com certeza, deve continuar desempenhando papel importante neste momento de retomada, o que pode contribuir para a geração de milhões de empregos diretos e indiretos e beneficiar diversos segmentos, assim como para a economia como um todo”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Walkerssk/Pixabay