sexta-feira, 15/novembro
InícioMercadoTurismo carioca cresce 12,5% no primeiro semestre, diz pesquisa

Turismo carioca cresce 12,5% no primeiro semestre, diz pesquisa

De acordo com pesquisa do Observatório de Turismo do Rio de Janeiro, o turismo carioca cresceu 12,5% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O percentual representa 584,6 mil visitantes a mais na Cidade Maravilhosa, totalizando 5,2 milhões de turistas, destaca o Diário do Rio.

Do total de visitantes, o número de visitantes brasileiros cresceu 13,5%, enquanto o de estrangeiros teve alta de 1,15%. Dados de geolocalização por celular da Secretaria de Turismo do Rio, fornecidos pelo Geodata, revelam que a faixa etária predominante entre os turistas é de 40 a 49 anos (22,5%), seguida por pessoas de 30 a 39 anos (21,1%), com a maioria permanecendo na cidade por três a quatro dias.

Os dados do Observatório mostram várias mudanças no fluxo turístico entre janeiro e março, com os argentinos sendo os visitantes internacionais mais frequentes, apesar de uma queda de 33% devido à situação econômica no país. Em seguida aparecem os chilenos (29,08%) e americanos, enquanto os uruguaios tiveram aumento de 20,2% no número de turistas.


LEIA TAMBÉM


Principais fatores

Um dos fatores que alavancaram o turismo carioca no primeiro semestre foi o show da diva pop Madonna, no dia 4 de maio, na praia de Copacabana, que reuniu 1,6 milhão de pessoas. Entre os dias 2 e 5 de maio, houve aumento de 12,1% nas vendas do setor na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados da Cielo.

Com eventos dessa magnitude, hotéis e restaurantes ampliam contratações, pagam mais hora extra aos funcionários e expandem estoques de produtos e alimentos, reforçando indiretamente os caixas das empresas fornecedoras. O Carnaval foi outro fator que também alavancou a cadeia do turismo carioca como um todo.

Neste ano, a indústria hoteleira do Rio de Janeiro registrou altas históricas de diária média e RevPar. Segundo dados do CoStar Group, os indicadores atingiram o maior nível desde 2016. Em fevereiro, a diária média alcançou crescimento de 9,1%, chegando a R$ 996,92, enquanto o RevPar teve incremento de 4%, atingindo a cifra de R$ 694,02. De modo geral, os níveis de ocupação diária permaneceram acima da marca dos 60%, exceto na quarta-feira de cinzas, quando o indicador chegou a 59,2%.

(*) Crédito da foto: Pixabay