segunda-feira, 23/setembro
InícioLIFESTYLEMagazineTurismo de Olímpia (SP) elabora Inventário que reunirá dados da infraestrutura turística...

Turismo de Olímpia (SP) elabora Inventário que reunirá dados da infraestrutura turística do destino

Município de Olímpia, no interior de São Paulo
(foto: divulgação/Prefeitura de Olímpia)

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, vai iniciar nesta semana as etapas de elaboração  do Inventário da Oferta Turística do município. O trabalho consiste no levantamento, identificação e registro de todas as atividades que envolvem o serviço turístico na cidade para fins de consulta, planejamento e promoção da atividade turística.
 
Para isso, a diretoria de Atendimento ao Turista percorrerá estabelecimentos de hospedagem, alimentação, atrativos turísticos e históricos, serviços, artesanato, entre outros, para coletar informações sobre tudo que envolve o turismo em Olímpia.

“O inventário turístico municipal é a principal ferramenta de planejamento da atividade turística. Este mapeamento mostra também as necessidades em termos de espaços para novas ofertas e melhorias nos serviços, pois contempla qualificação profissional, acessibilidade e manutenção dos espaços”, explica a turismóloga Cristina Prado, responsável pelo levantamento.


LEIA TAMBÉM


Além disso, o Inventário Turístico está previsto no Plano Diretor do Município e é uma exigência do MTur (Ministério do Turismo), o qual orienta que o mesmo deve ser atualizado com frequência. 

“Pelo fato de Olímpia agora ser uma Estância Turística, o inventário assume uma importância maior, pois uma das exigências para manter este título é o município ter estas informações permanentemente atualizadas”, completa a turismóloga.

O Inventário reúne dados completos e detalhados sobre a infraestrutura dos locais, funcionando como equipamento de consulta a fim de disponibilizar informações confiáveis sobre a oferta turística do município aos visitantes e gestores, além de propiciar a elaboração de roteiros turísticos e entender o impacto da atividade no desenvolvimento econômico e social da cidade. 

Junto a esse trabalho, a Setur, aproveitará as visitas aos estabelecimentos para informá-los sobre a importância do Cadastur e realizar o cadastro para aqueles que tiverem interesse.

“À medida que o turismo se fortalece, o gerenciamento de informações se torna ainda mais essencial para que possamos administrar as diretrizes de crescimento do município e auxiliar, de maneira técnica, os prestadores de serviços turísticos a se consolidarem na atividade”, conclui Beto Puttini, Secretário de Turismo.

Serviço
www.olimpia.sp.gov.br