sábado, 21/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoTuristas estão gastando cada vez mais na América Latina

Turistas estão gastando cada vez mais na América Latina

Com o avanço na vacinação e a consequente queda no total de casos de Covid-19, os gastos de turistas internacionais na América Latina crescem a cada mês. Em março, por exemplo, o número de transações de pagamentos dos viajantes na região (incluindo Caribe) avançaram 86% frente a igual período de 2020, ainda antes do surgimento da pandemia. Os dados são da VCA (Visa Consulting & Analytics), área de análise da Visa.

Segundo a VCA, esses gastos se referem tanto a transações presenciais, quanto cross-border (fora do país de emissão do cartão). Entre os países com maior número de transações presenciais de turistas internacionais com credencial Visa, destaque para Brasil, Argentina, Porto Rico e Chile. Na contramão, República Dominicana, Porto Rico e Costa Rica foram os três países que mais receberam pagamentos de viajantes internacionais.

“Os turistas internacionais estão usando mais as credenciais Visa para fazer pagamentos em suas viagens à América Latina e ao Caribe”, afirma Javier Vázquez, diretor regional de Visa Consulting & Analytics para a América Latina e o Caribe. “Isso é reflexo de uma maior assimilação dos benefícios atrelados ao uso de pagamentos digitais. Cartões e credenciais digitais se tornaram algo comum no dia a dia do consumidor e nas viagens”, complementa.


LEIA TAMBÉM


Pagamentos por aproximação

Outro dado relevante que a análise da VCA traz é o uso de novas tecnologias pelos viajantes, como os pagamentos por aproximação. Em março de 2022, os pagamentos cross-border com a tecnologia cresceram 53% na América Latina em relação a igual mês de 2020. Entre os países que apresentaram os maiores crescimentos nesta questão durante o período analisado estão Guatemala, Honduras, El Salvador, República Dominicana e Panamá.

Segundo a análise, isso é um reflexo direto da maior adoção da tecnologia tanto por clientes, quanto por estabelecimentos comerciais habilitados a receber este tipo de pagamento. Este fenômeno também foi percebido por bancos brasileiros, bem como a maior predominância de atividades fora de casa no primeiro trimestre.

(*) Crédito da foto: Armad Ardity/Pixabay