segunda-feira, 23/setembro
InícioMercadoUm "hotel voador" é uma ideia realmente viável?

Um “hotel voador” é uma ideia realmente viável?

Projetos ousados sempre fizeram parte do setor de hospitalidade. No ano passado, a ideia de um “hotel voador” começou a chamar atenção de pessoas que estavam em busca de novas experiências. Batizado de Sky Cruise, o empreendimento, movido a energia nuclear, teria capacidade para 5 mil pessoas, nunca pousaria e não teria piloto. Agora, isso é realmente viável?

O conceito do hotel voador partiu do engenheiro Hashem Al-Ghaili, morador do Iêmen, no Oriente Médio. A princípio, ele não esperava ficar conhecido por sua ideia um tanto quanto incomum. No entanto, os internautas ficaram entusiasmados com a proposta e criaram debates sobre o assunto, como mostra o portal Fatos Desconhecidos.

A criatividade do projeto levou à realização de simulações com programas de arquitetura e engenharia, provando que a ideia seria possível em um futuro tecnológico ou apocalíptico, visto que em ambos o local seria útil para a sociedade.


LEIA TAMBÉM


Viabilidade na prática

Para ser viável, o Sky Cruise precisaria ter uma aparência mais futurista, favorecendo sua aerodinâmica, além de ser alimentado por 20 motores. Isso aconteceria com um pequeno reator nuclear, que garantiria abastecimento ilimitado de energia à máquina.

Dessa forma, o hotel voador permaneceria suspenso no ar por vários anos. Imagens divulgadas por Al-Ghaili mostram como seria o design da propriedade. Ela contaria com um grande salão panorâmico, que permitiria uma visão 360º dos céus. Um elevador ligaria o espaço de vista ao deck principal, uma sala de entretenimento para os passageiros e hóspedes.

O espaço contaria, ainda, com uma variedade de locais para visitas e compras, como shoppings, centros esportivos e parques. Na parte do lazer, possuiria piscinas, restaurantes, bares, teatros e cinemas. Inclusive, seria possível ter uma seção separada dedicada para eventos, reuniões de negócios e até mesmo casamentos.

O engenheiro também pensou no design externo do hotel, com varandas de observação ao lado de cada estrutura dos quartos. Dessa forma, seria possível desfrutar da paisagem conforme o nível do quarto contratado. Na prática, é como um avião comercial, mas com o luxo de um hotel cinco estrelas.

Por outro lado, embora o hotel voador pareça atrativo, a proposta ainda tem um ar imaginário, na opinião dos internautas. Muitos estão céticos quanto à possibilidade de fazer o projeto decolar, literalmente. Algumas questões como o local da decolagem, força necessária para levantar tanto peso e como seriam feitas as manutenções, colocam em xeque a viabilidade do Sky Cruise.

Além disso, alguns citaram física e aerodinâmica como fatores que impediriam o hotel de se sustentar no ar. O empuxo do motor nuclear colocaria, também, todas as instalações em risco, mesmo antes de qualquer construção.

Em teoria, elementos como os elevadores trariam problemas de conexão entre decks e andares de quartos. Isso porque os cabos precisariam ser especialmente rígidos, ou acidentes seriam potencialmente mortais, por conta da estrutura que cederia com a velocidade da queda.

(*) Crédito da foto: Reprodução/YouTube