domingo, 22/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoUnidades de conservação ambiental receberam 7,3 milhões de turistas em 2014

Unidades de conservação ambiental receberam 7,3 milhões de turistas em 2014

 
As Cataratas do Iguaçu, principal ponto turístico da cidade de Foz do Iguaçu
(foto: arquivo HN/Filip Calixto)

Um balanço realizado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) demonstra que durante 2014 a procura por unidades de conservação federais – o que inclui parques, reservatórios biológicos e áreas de proteção – apresentou um crescimento de 13,9 %, face a 2013. O número chegou à marca de 7,3 milhões de turistas.

Apenas os parques nacionais receberam quase 6,6 milhões de turistas, 10,8% a mais do que no ano anterior. O ranking das unidades mais visitadas é liderado pelo Parque Nacional da Tijuca, com 3,1 milhões, seguido pelo Parque Nacional do Iguaçu (1,5 milhão) e pelo Parque Nacional de Jericoacoara (400 mil).


LEIA TAMBÉM


De acordo com Fábio de Jesus, coordenador-geral de Uso Público e Negócios do ICMBio, os números podem ser ainda maiores, pois em muitas unidades de conservação o controle de entrada de visitantes é parcial, de modo que muitos visitantes entram nas unidades sem serem contabilizados.

Tendo em vista esse número, o MTur aponta a qualificação profissional de comunidades do entorno das unidades de conservação como um fator cada vez mais importante. “Temos de preparar os moradores para receber os turistas. As visitações se superam a cada ano e o potencial de atrair novos visitantes é cada vez maior”, disse Vinicius Lages, ministro do Turismo.

Serviço
www.turismo.gov.br