De acordo a mais recente edição do LCV (Levantamento de Viagens Corporativas), feito pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) em parceria com a Alagev (Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas), o faturamento do setor foi de R$ 24,5 bilhões no primeiro trimestre, crescimento de 29% frente ao mesmo período do ano anterior.
O resultado foi alavancado principalmente pelos números de março. No mês, a receita das viagens corporativas foi de R$ 9,5 bilhões, crescimento de 17% em relação ao mesmo mês do ano passado e patamar mais elevado para o mês desde 2015. “Com base nos resultados do primeiro trimestre, as perspectivas para os próximos meses são ainda mais positivas”, diz Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da Alagev.
“Nos relatórios anteriores, sobre janeiro e fevereiro, já tínhamos apresentado o melhor desempenho dos meses desde 2015 e esse recorde foi batido novamente. No que diz respeito a eventos corporativos, identificamos junto aos nossos associados, clientes e fornecedores, alta nas demandas, e estamos felizes com esses números”, complementa.
Outros dados
De acordo com o estudo, março foi marcado pela retomada total das atividades das empresas no ano, após o período de férias e Carnaval. Além disso, foi um mês sem feriados, o que contribuiu para o turismo de negócios.
Os preços dos serviços de turismo, como aviação e hospedagem, embora estejam em patamar alto, estão mais estáveis do que em 2022 e, assim, existe uma possibilidade de melhor negociação com os fornecedores. O cenário também permite maior previsibilidade para o orçamento das companhias ao longo do ano.
Em uma análise econômica geral, o país e seus segmentos têm mostrado resultados positivos. Por exemplo, em março houve crescimento de 6,3% no setor de serviços na comparação anual, enquanto o comércio cresceu 3,2% e a indústria, 0,9%.
Dessa forma, a combinação ideal de um mês sem feriados, inflação mais moderada e economia crescendo, trouxe uma movimentação importante nas viagens corporativas, seja do colaborador voando para visitar um cliente, participar de uma feira ou se deslocando de ônibus para o interior e se hospedando para uma reunião.
O LVC de março destaca que os dados apurados não parecem ser algo sazonal ou pontual, mas sim estrutural e com consistência a longo prazo, com o turismo corporativo prometendo apresentar bons resultados ao longo de 2023. o conteúdo do estudo pode ser consultado na íntegra no link.
(*) Crédito da foto: Pexels/Pixabay