sábado, 21/setembro
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Viagens corporativas são afetadas pela alta do dólar no 1º semestre

Mesmo com faturamentos bilionários mês após mês, as viagens corporativas foram impactadas pela alta do dólar no primeiro semestre. Segundo dados da Abracorp (Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas), o segmento teve receita de R$ 6,863 bilhões no período — alta de 5% em relação aos primeiros seis meses de 2023 e 19% acima de 2019, ainda na pré-pandemia. A entidade avalia 11 segmentos do setor para o levantamento.

“O resultado do primeiro semestre poderia ser melhor, principalmente no setor aéreo. Dois fatores interferiram nesse resultado: a instabilidade no país e a alta do dólar nos últimos meses”, diz Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp. “Ainda é prematuro faremos uma previsão para o segundo semestre. A economia está instável e o dólar sofrendo oscilações importantes. Porém, o número de transações, principalmente no segmento aéreo, não deverá ser superior ao período pré-pandemia”, acrescenta o executivo.

Em junho de 2024, o setor faturou R$ 1,146 bilhão, alta de 4,5% em comparação a R$ 1,096 bilhão em 2023, e de 35% ante os R$ 848 milhões em 2019. A locação de veículos faturou no mês R$ 32,798 milhões, comparado a R$ 30,771 milhões em junho de 2023, o que indica um movimento de crescimento nesse segmento.


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Os estudos da Abracorp demonstram que em junho a Localiza perdeu 5% de seu share em diárias, caindo de 74,6% para 66,7%. Já a Movida cresceu 42%, movimento que vem se repetindo nos últimos três meses.

Rodoviário em destaque

O grande destaque do primeiro semestre foi o serviço rodoviário, que faturou R$ 27 milhões, um forte aumento principalmente em relação a 2109, quando somou apenas R$ 4 milhões. No ano passado, o faturamento alcançou R$ 20 milhões. “Sem dúvida, esse foi um setor que se modificou em assumiu um espaço importante no nosso setor diante do aumento dos preços das passagens aéreas”, avalia Machado.

O setor aéreo, em junho, faturou em voos nacionais R$ 447 milhões, informa a Abracorp. Seguindo uma tendência, houve uma consolidação de posições no primeiro semestre entre as companhias aéreas. Em faturamento, no mês, em trechos nacionais, por exemplo, a Latam aparece com 38% do market share, seguido pela Azul com 31,10% e GOL com 31%.

(*) Crédito da foto: Pixabay