Mesmo com faturamentos bilionários mês após mês, as viagens corporativas foram impactadas pela alta do dólar no primeiro semestre. Segundo dados da Abracorp (Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas), o segmento teve receita de R$ 6,863 bilhões no período — alta de 5% em relação aos primeiros seis meses de 2023 e 19% acima de 2019, ainda na pré-pandemia. A entidade avalia 11 segmentos do setor para o levantamento.
“O resultado do primeiro semestre poderia ser melhor, principalmente no setor aéreo. Dois fatores interferiram nesse resultado: a instabilidade no país e a alta do dólar nos últimos meses”, diz Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp. “Ainda é prematuro faremos uma previsão para o segundo semestre. A economia está instável e o dólar sofrendo oscilações importantes. Porém, o número de transações, principalmente no segmento aéreo, não deverá ser superior ao período pré-pandemia”, acrescenta o executivo.
Em junho de 2024, o setor faturou R$ 1,146 bilhão, alta de 4,5% em comparação a R$ 1,096 bilhão em 2023, e de 35% ante os R$ 848 milhões em 2019. A locação de veículos faturou no mês R$ 32,798 milhões, comparado a R$ 30,771 milhões em junho de 2023, o que indica um movimento de crescimento nesse segmento.
Os estudos da Abracorp demonstram que em junho a Localiza perdeu 5% de seu share em diárias, caindo de 74,6% para 66,7%. Já a Movida cresceu 42%, movimento que vem se repetindo nos últimos três meses.
Rodoviário em destaque
O grande destaque do primeiro semestre foi o serviço rodoviário, que faturou R$ 27 milhões, um forte aumento principalmente em relação a 2109, quando somou apenas R$ 4 milhões. No ano passado, o faturamento alcançou R$ 20 milhões. “Sem dúvida, esse foi um setor que se modificou em assumiu um espaço importante no nosso setor diante do aumento dos preços das passagens aéreas”, avalia Machado.
O setor aéreo, em junho, faturou em voos nacionais R$ 447 milhões, informa a Abracorp. Seguindo uma tendência, houve uma consolidação de posições no primeiro semestre entre as companhias aéreas. Em faturamento, no mês, em trechos nacionais, por exemplo, a Latam aparece com 38% do market share, seguido pela Azul com 31,10% e GOL com 31%.
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