sábado, 21/setembro
InícioLIFESTYLESustentabilidadeViva Enjoy reforça agenda ESG com experiências inclusivas

Viva Enjoy reforça agenda ESG com experiências inclusivas

O conceito de ESG (Environmental, Social and Governance), ligado a questões sustentáveis e de desenvolvimento social, está cada vez mais atrelado à hotelaria e ao turismo, com toda a cadeia aderindo às iniciativas. E na Viva Enjoy – agregadora que facilita e assessora eventos, congressos e ações – não é diferente. A empresa tem apostado fortemente na agenda ESG, promovendo experiências inclusivas, de fomento à diversidade e preservação ambiental.

Em entrevista ao Hotelier News, Oto Gomes, diretor de Experiências da Viva Enjoy, destaca que é necessário saber, antes de tudo, quais metas ESG se quer cumprir. “É bem difícil cumprir as 17 metas da ONU (Organização das Nações Unidas), então no nosso caso, escolhemos as que estavam mais ao nosso alcance”, pontua.

“Estudamos bastante e entendemos onde podemos atuar. Neste caso, optamos pela economia circular e valorização da mão de obra local. Nas ações que desenvolvemos com parceiros no Guarujá, por exemplo, 95% da nossa equipe é local. Em Itu, 70%. Então temos conseguido trabalhar a valorização desses profissionais, o que é extremamente positivo”, acrescenta.


LEIA TAMBÉM


Iniciativas

Gomes reforça ainda que, atualmente, o casting da empresa é totalmente inclusivo. “Temos na nossa equipe profissionais da melhor idade, cadeirantes, negros, asiáticos, entre outros. Para nós, é extremamente importante ter essa diversidade em nossa operação, porque além de valorizar os profissionais, também é uma demanda que os eventos pedem”, explica.

“Outro passo importante que temos desenvolvido são as experiências inclusivas, que contemplam PcD (Pessoas com Deficiência). Por exemplo, fizemos uma ação com a Jéssica Paula, palestrante da CVC, na qual a levamos para fazer uma experiência de surf e rapel no Guarujá. Nossa ideia, com isso, é mostrar que não existem limitações”, endossa Gomes.

Já no recorte ambiental, a Viva Enjoy é uma empresa carbon free. “Nossos escritórios não têm nenhum tipo de consumo de CO2. Além disso, temos investido no plantio de árvores como forma de preservar o meio ambiente”, complementa o profissional.

Atualmente, a empresa oferece viagens compensadas em carbono, com o objetivo de estimular a consciência ambiental. “Com 12 reais, a pessoa já faz uma viagem assim. Também temos promovido atividades que incluem a compensação de carbono, como trekking na Pedra Grande, em Atibaia. Quando os participantes chegam ao topo, plantam árvores”, diz Gomes.

Neste sentido, a Viva Enjoy também realizou um trabalho recentemente, compensando o carbono de 50 clientes estrangeiros, fazendo uma plantação simbólica de árvores no hotel Dona Carolina (SP) e em seguida na Mata Atlântica.

“Todo esse trabalho foi gerado por um curso que a CVC desenvolveu, do qual eu tive o prazer de participar. Eu fiz, observei que algumas das práticas apontadas nós já estávamos fazendo e hoje estamos conseguindo desenvolver o ESG de uma forma bem mais interessante”, finaliza Gomes.

Atualmente, a Viva Enjoy atua em parceria com diversos hotéis. Entre eles, estão o Bourbon Atibaia Resort, Novotel Terras de São José Golf & Club, Villa Rossa e Cyan Resort by Atlantica.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Viva Enjoy