O cenário pandêmico no Brasil alinhado às medidas restritivas paralisou o turismo no país. Segundo dados divulgados pelo Zarpo, em março deste ano, o número de contatos de clientes que tiveram suas reservas afetadas aumentou quase cinco vezes frente a janeiro para viagens que aconteceriam ao longo de 2021. O levantamento também aponta que 85% dos brasileiros preferem remarcar ou ter o valor de compra revertidos em créditos.
O resultado aponta que mesmo que haja a preocupação em viajar, os turistas brasileiros ainda desejam viajar nos próximos meses. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), viagens estão entre os maiores desejos da população após a vacinação contra Covid-19. Não por acaso, outras plataformas estão promovendo campanhas de incentivo para remarcações no lugar de cancelamentos.
A princípio, o Zarpo prevê que o foco do turismo será hiperlocal, seguindo a tendência staycation, priorizando viagens de carro, por exemplo. “Para o momento de retomada, o turismo nacional ganhará força. É difícil fazer previsão para a volta do turismo internacional, pois são poucos os países que estão abertos para receber turistas brasileiros. Porém, como o nosso foco está em viagens nacionais, somos menos afetados pela impossibilidade de viagens para fora do país”, afirma Daniel Topper, CEO da agência.
Cerca 80% dos clientes da agência estão na região Sudeste e, consequentemente, as viagens para essa região representaram quase 56% das reservas feitas em março de 2021, com check-in no próprio mês, com destaque para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já entre as reservas feitas em março, mas com check-in para o segundo semestre, o Nordeste representa 57,5% das viagens, com destino para Bahia e Alagoas. Assim, os turistas esperam que no segundo semestre seja possível realizar viagens para destinos mais distantes, com deslocamento de avião.
Zarpo: realidade da pandemia
Para o mercado de turismo, o mês de março de 2020 foi marcado pelo fechamento de hotéis e aumento da demanda por cancelamentos e alterações de reservas. No Zarpo não foi diferente, o time de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) precisou se articular para atender todos os clientes. “A boa notícia é que todos os casos foram resolvidos, e entre as principais soluções encontradas, a disponibilização de Créditos Zarpo para utilização futura foi a mais aplicada no período”, diz Topper.
Além disso, a Medida Provisória 948/2020, que dispõe sobre o cancelamento de serviços, reservas e eventos dos setores de turismo e cultura em razão do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, tornou as remarcações e disponibilização de créditos opções mais atraentes para o consumidor, ao garantir que o reembolso do valor pago pudesse ser realizado em até um ano depois do fim do estado de calamidade pública. Em 2021, a vigência da medida provisória foi prorrogada.
Perspectivas para o 2º trimestre de 2021
Com o objetivo de estar 100% preparado para quando a demanda por viagens chegar, a agência aposta nos investimentos em tecnologia e aumento do portfólio de hotéis, entre outros projetos. “Com base nos resultados do ano passado, nossa tomada de decisão é muito mais assertiva, com uma projeção financeira melhor, baseada na curva da retomada do último ano”, explica o CEO do Zarpo.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Zarpo