À beira do Cais de Santa Rita, um dos novos produtos da hotelaria recifense acaba de completar seu primeiro aniversário com bons resultados. Inaugurado no ano passado, o Novotel Recife Marina encerra seu primeiro ciclo de operação com destaque em diária média, na casa dos R$ 700, acima da média da capital pernambucana.
Ainda em fase de consolidação, o hotel da Accor busca se firmar como uma das principais opções de hospedagem tanto para o lazer quanto para o corporativo, reforçando sua proposta de oferecer conforto, conveniência e estrutura completa em um dos endereços mais emblemáticos da cidade.
Para entender o saldo desse primeiro ano e as perspectivas para 2026, o Hotelier News conversou com Luiz Gustavo Alves, gerente geral do empreendimento, que compartilhou impressões sobre o desempenho do hotel, as lições do período inaugural e os próximos passos na trajetória de crescimento do Novotel Recife.
O executivo destaca que, neste primeiro ano, o balanço é bastante positivo. “Hoje, estamos posicionados como o melhor hotel de Recife, com a maior diária média da cidade e uma taxa de ocupação de 50%, o que é um sucesso para um empreendimento de 300 apartamentos com apenas um ano de operação”, celebra.
A taxa de turnover também é motivo de comemoração, na casa dos 21%, o que, considerando o cenário do setor, é extremamente satisfatório. O gerente afirma que um dos principais destaques do Novotel Recife no período foi o índice de satisfação, que alcançou 91%, acima da média da bandeira no Brasil. O executivo ressalta que, apesar dos resultados positivos, posicionar um novo empreendimento traz lições importantes em termos de operação e estratégias.
“Ao longo de 2025, tivemos algumas oscilações nos nossos indicadores. No primeiro semestre, observamos uma dificuldade de distribuição, principalmente em janeiro, período em que há uma queda do mercado corporativo e crescimento do lazer em Recife, e acabamos não conseguindo nos posicionar para acompanhar este movimento. A partir de julho, alinhamos melhor a estratégia, e há uma forte tendência de crescimento no segundo semestre. Por isso, devemos fechar o ano com ocupação em torno de 56%, além de diária média e receitas em um nível bem interessante”, analisa Alves.
Desafios e perspectivas
O gerente do Novotel Recife conta que, neste primeiro ano de operação, o principal desafio foi trabalhar a diária média. Ele explica que Recife tem potencial para evoluir nesse quesito, uma das apostas da propriedade para trazer os resultados esperados.

“Como a ideia era posicionar o produto como o melhor hotel da cidade desde o início da operação, alavancar a diária média foi nosso principal objetivo e desafio. Além disso, também estamos trabalhando para consolidar o Novotel Recife no segmento de lazer. A cidade está muito orientada ao corporativo e eventos, logo, é crucial acompanhar as mudanças de demanda. Há esforços, por parte do poder público, em tornar Recife uma cidade ainda mais atrativa, e estamos observando esse movimento de perto para aproveitar as oportunidade”, diz.
Alves afirma que a perspectiva para 2026 é fazer uma segmentação de público mais assertiva, visando reduzir oscilações de ocupação. “Trata-se de equilibrar os indicadores, o que pode ser obtido por meio do desenvolvimento do produto com novos atrativos. Nossa ideia é fortalecer, por exemplo, o restaurante do hotel como um espaço para a cidade, não só para hóspedes”, comenta.
Também há planos de ampliação de diversos espaços do Novotel Recife para atender diferentes segmentos de mercado. Entre as estratégias, ele cita o trabalho com datas comemorativas, como Carnaval, além de levar eventos da Accor para dentro do empreendimento.
“Algumas tendências do turismo ajudam a alinhar melhor nossa estratégia. Por exemplo, hoje o cliente quer ter suas necessidades atendidas e encontrar um hotel para o qual ele queira retornar porque se sentiu bem recebido. Todos os aparatos tecnológicos que usamos colaboram para tornar o serviço mais ágil, mas o acolhimento humano ainda é o grande negócio, criando uma conexão mais profunda com o hóspede. É o que queremos para os próximos anos”, finaliza o gerente geral.
(*) Crédito das fotos: Divulgação/Accor
















