terça-feira, 11/novembro
InícioNEGÓCIOSMercadoNúmero de estrangeiros no Brasil tem recorde em 10 meses

Número de estrangeiros no Brasil tem recorde em 10 meses

O turismo internacional segue em ritmo acelerado no Brasil e alcançou um recorde histórico nos primeiros 10 meses de 2025. De acordo com dados da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), em parceria com o MTur (Ministério do Turismo) e a Polícia Federal, o país registrou 7,6 milhões de chegadas de turistas estrangeiros entre janeiro e outubro — crescimento de 42,2% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 5,4 milhões de visitantes.

O número, que supera o registrado em em 2024, já representa o maior volume acumulado da série histórica para o período e coloca o Brasil muito próximo da marca inédita de 8 milhões de turistas estrangeiros. Somente em outubro, foram 587,3 mil chegadas, alta de 15,4% sobre o mesmo mês do ano passado (508 mil). O desempenho reforça a tendência de crescimento sustentado do setor e consolida o país entre os destinos turísticos de destaque no cenário global.

Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, os resultados reforçam o bom momento do turismo brasileiro e antecipam novas marcas para o próximo ano. “Os números mostram que fecharemos o ano de 2025 com mais de 9 milhões de visitantes internacionais, consolidando o Brasil como o destino turístico que mais cresce no mundo em chegada de turistas”, destaca.

Ele também associa o avanço do setor à imagem positiva do país no exterior. “Estamos colhendo os frutos de um Brasil que se mostra ao mundo como um destino diverso, sustentável, que oferece aos seus visitantes experiências que são cada vez mais desejadas por todo o mundo. Estamos transformando o momento positivo em uma tendência, além de promover desenvolvimento social com uma atividade que já comprovou seu poder de impulsionar nossa economia, com geração de emprego e oportunidades em todas as regiões do país”, afirma.

Brasil de volta ao centro do turismo

Celso Sabino, ministro do Turismo, destaca o simbolismo do desempenho recorde e o papel da política pública na retomada do setor. “Estes números são a prova definitiva de que o Brasil voltou ao centro do turismo mundial. Superar o recorde histórico do país em apenas dez meses, sob a liderança do presidente Lula, é um feito extraordinário. Estamos no caminho certo para alcançarmos nossa meta de 10 milhões de turistas até o fim do ano, consolidando um novo patamar para o setor”, endossa.

Entre os mercados emissores, a Argentina segue na primeira posição e responde por quase 3 milhões de visitantes ao Brasil entre janeiro e outubro de 2025 — um aumento expressivo de 85,46% frente ao mesmo período de 2024. O volume já supera com folga o total de entradas de argentinos em todo o ano passado, que somou 1,9 milhão.

Na sequência, o Chile ocupa o segundo lugar, com 661,8 mil entradas e crescimento de 27,68%. Em terceiro estão os Estados Unidos, com 614.348 turistas e alta de 7,34%. O Uruguai aparece em quarto, registrando 453,6 mil chegadas e 37,2% de aumento, seguido pelo Paraguai, em quinto lugar, com 421,8 mil desembarques — avanço de 14,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Com a combinação de números robustos, diversificação de mercados e fortalecimento da imagem do país no exterior, o Brasil consolida-se como um dos destinos turísticos de maior crescimento do mundo, reforçando o papel estratégico do turismo como motor de desenvolvimento econômico e social.

(*) Crédito da foto: Divulgação

Feira Messe FRankfurt no exteriror
Clube de assinaturas de pontos da rede ACCOR