Todo novo começo é recheado dos mesmos processos: análises do passado e projeções para o futuro. Com a hotelaria, não é diferente. Pensando nisso, o Hospitality Net compilou alguns aprendizados que o último ano gerou ao setor, ao passo que chegamos na metade do primeiro mês de 2024.
Obstáculos ainda existem e continuarão a surgir. Apesar disso, o artigo afirma que podemos olhar para 2023 com otimismo e para 2024 com esperança, reconhecendo o potencial de crescimento e inovação.
Quais foram as principais lições ensinadas por 2023?
Viagens continuam sendo prioridades para os consumidores: mesmo com condições mais difíceis, os consumidores continuaram gastando em viagens. O poder de compra foi afetado pela alta inflação e aumento rápido das taxas de juros em diversos locais do mundo. Apesar disso, os gastos globais com viagens e turismo permaneceram robustos.
Eventos impulsionaram reservas em hotéis e short-term rentals: ao redor do mundo, eventos culturais e esportivos foram grandes impulsionadores de reservas em hotéis e aluguéis de curto prazo. Grandes eventos como festivais, Copa do Mundo e turnês de artistas globais, como a Taylor Swift, foram marcados por picos nos preços de quartos de hotel, destacando a forte demanda gerada por esses acontecimentos.
Viagens corporativas se recuperam além das expectativas: as despesas com viagens de negócios, setor que estava inicialmente preparado para uma lenta recuperação pós-pandêmica, está se aproximando dos níveis de 2019.
Pesquisas indicam que a maioria das empresas considera que, em 2023, as viagens corporativas se recuperaram para níveis próximos aos de 2019, desafiando expectativas anteriores. Além disso, a projeção é otimista para 2024, com grande parte dos estudos apontando que o segmento corporativo deve chegar a 100% do alcançado antes da pandemia.
O mercado turístico chinês ainda está em recuperação: o mercado chinês, especialmente para destinos internacionais, está se recuperando lentamente.
As expectativas otimistas de um grande número de turistas chineses gastadores não foram totalmente atendidas, com destinos como Japão, Tailândia e Coreia do Sul registrando quedas nas chegadas em relação às projeções.
Reações contra o over-tourism e short-term rentals: o aumento na demanda turística resultou em preocupações sobre a disponibilidade de moradias e o impacto geral do turismo. Com isso, destinos turísticos em todo o mundo estão implementando legislações mais rigorosas para relatórios e supervisão de short-term rentals, assim como aumentando impostos e taxas.
Investimento em tecnologia na hotelaria: a falta de mão de obra na indústria de viagens está impulsionando o investimento em automação, tanto na interação com o cliente, quanto nas operações internas. A tecnologia está se tornando crucial para lidar com a falta de colaboradores.
A tecnologia contactless foi essencial em 2023, com máquinas e integrações de smartphones reduzindo a carga de trabalho do pessoal do hotel. Cada vez mais viajantes não apenas aceita e usa as formas de interação virtuais ofertadas pelos estabelecimentos como os considera, se feitos adequadamente, convenientes e menos trabalhosos do que ligar ou se dirigir à recepção.
Para 2024, espera-se ver muito mais integrações contactless em hotéis ao redor do globo.
Ascensão da IA na hotelaria: a IA generativa está sendo cada vez mais utilizada na indústria hoteleira para otimizar processos.
Chatbots, automação de serviços e previsão de demanda baseada em IA estão se tornando comuns, proporcionando eficiência e melhorando a experiência do hóspede.
(*) Divulgação/Slaviero Hotéis