terça-feira, 11/novembro
InícioPESSOASArtigosO que espera e quem é o investidor do meu hotel?

O que espera e quem é o investidor do meu hotel?

Recentemente, foi ao ar o 330 episódio do Hotel Trends, A visão do investidor institucional, com Caio Adelfo, diretor de real estate do BTG Pactual. No podcast, produzido pelo Hotelier News em parceria com a Noctua Advisory, conversamos com um dos principais investidores hoteleiros do Brasil, com uma carteira de mais de 50 empreendimentos e aproximadamente R$ 4 bilhões em valor.

Clique e ouça o podcast Hotel Trends, A visão do investidor, com Caio Adelfo, do BTG Pactual

Após a conversa, pensei em expandir os tópicos debatidos a outros perfis de investidores. Afinal, quem são os investidores de hotéis? Qual rentabilidade esperam? Onde e em qual perfil de hotéis investem? Qual é a governança esperada? Alguns dos temas que falaremos.

Os investidores mais comuns de hotelaria no Brasil

  • Fundos de Pensão. A exemplo da PREVI e da FUNCEF, são investidores com menor apetite a risco e expectativa de retorno moderada, acima de 15% ao ano em hotéis. Em seu portfólio de investimentos, um menor percentual é alocado em ativos voláteis. Prezam por fluxos de caixa sólidos e perenes, mais comum em destinos consolidados e grandes empreendimentos. Olham especialmente para ROI.
  • Private Equity e outras casas de investimento. Além do BTG, podemos citar o HSI, o GIC e a XP Investimentos. Geralmente, preferem aquisições a greenfield. Buscam comprar ativos com potencial de valorização e em cidades centrais. Prezam por volume de quartos, baixa volatilidade, destinos e marcas fortes, além de governança. Exigem alta rentabilidade em TIR, a partir de 20%, comumente.
  • Compradores de condo-hotel. São proprietários individuais de quartos de hotel, com baixa expectativa de rentabilidade, de 0,5% a 1% ao mês, dependendo da taxa de juros do país. Comuns em cidades de médio a grande porte. Prezam por distribuição de dividendos e valorização imobiliária. Exige atenção à governança em razão do número elevado de investidores.
  • Desenvolvedores locais. Grupos de poucos investidores locais, que conhecem e acreditam no potencial da cidade. Possuem expectativas moderadas de rentabilidade, acima de 1% ao mês, e acreditam no potencial de valorização imobiliária do hotel. Comuns em cidades de pequeno e médio porte, com carência de oferta hoteleira qualificada.

Exigências comuns de investidores profissionais

Location, location, location. Quanto mais sofisticado o investidor, geralmente maior a preferência por destinos consolidados e centrais.

Massa crítica e escala. Comprar um hotel de 100 ou 500 quartos dá o mesmo trabalho. Grandes investidores gostam de ativos maiores.

Asset management. Forte governança é fundamental. E o asset manager é um diferencial competitivo, como afirmou o Caio do BTG no podcast.

Marcas agregam valor. Ativos com marcas fortes são percebidos como menos voláteis e de governança estruturada com mais facilidade, em média.

Fundo imobiliário é um caminho. Além de benefício fiscal, possui estrutura profissional de gestão. Exige diversificação de ativos, destinos e produtos fortes.

Track-record é desejável. Teses de investimento sem histórico comprovado no mercado são de maior risco e precisam de maior fundamentação mercadológica.

Juros mais baixos podem estimular projetos greenfield. Uma futura queda de juros no país pode facilitar projetos greenfield novamente.

Branded residences ajudam a hotelaria. Greenfield hoteleiro com residência e/ou corporativo é mais fácil de encontrar investidor. Há maior potencial financeiro.

Financiamento competitivo muda o jogo. Regiões com crédito incentivado facilitam, demais, a viabilidade de novos projetos. Oportunidades para resorts.

Antes do investidor potencial, preocupe-se com o hotel ideal

Bons projetos, com boa relação risco vs retorno, governança forte, contratos adequados e no destino correto possuem maior potencial de encontrar o investidor certo. E a hora de pensar no produto ideal é durante a sua concepção, durante a fase de projeto, após os estudos de mercado. “Pé que nasce torto nunca (ou quase nunca) se endireita”.

Mais informações?

Siga a Noctua Advisory nas redes sociais e acesse o nosso site:

LinkedIn: www.linkedin.com/company/somosnoctua
Instagram: www.instagram.com/somosnoctua/
Website: www.somosnoctua.com.br

Pedro Cypriano é especialista em investimentos e gestão estratégica, fundador e sócio-diretor da Noctua Advisory | Inteligência em hospitalidade e entretenimento. Ao longo dos últimos 20 anos, liderou centenas de projetos junto a consultorias globais, na Europa, no Oriente Médio, na África e na América Latina. Conselheiro de empresas de multipropriedade, timeshare e hotelaria. É autor do livro Desenvolvimento Hoteleiro no Brasil, pela editora SENAC, e professor em cursos de pós-graduação e programas executivos no Brasil e no exterior.

(*) Crédito da foto: Divulgação

Feira Messe FRankfurt no exteriror
Clube de assinaturas de pontos da rede ACCOR