No ano passado, a Marriott International anunciou um acordo de licenciamento de marca com a Sonder Holdings. Recentemente, a especialista em aluguéis de curto prazo apresentou seu relatório de lucros atrasado do terceiro trimestre à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, onde observou que a rede norte-americana concordou em pagar US$ 15 milhões como parte das tratativas entre as partes.
Segundo informado pelo Phocuswire, em novembro de 2024, a Marriott pagou à Sonder metade desse total como parte do acordo, anunciado em agosto, para incorporar o inventário de aluguéis ao seu portfólio, tornando-os reserváveis pelos canais da rede hoteleira.
A Marriott está programada para pagar os US$ 7,5 milhões restantes em “dinheiro-chave” — um termo do setor que se refere a um pagamento feito por uma rede ou empresa de gestão a um proprietário ou desenvolvedor para selecionar uma marca de hotel específica — até 31 de março.
O acordo é definido por 20 anos, mas tanto Marriott, quanto Sonder podem rescindir o contrato após cinco anos pagando uma taxa de rescisão não revelada. A Sonder também pagará a Marriott uma taxa de royalties não revelada.
Estratégias por trás do acordo
A Sonder apontou o acordo como uma de suas estratégias para lidar com suas perdas financeiras e fluxo de caixa negativo, e no processo reconheceu sua “dúvida substancial” sobre sua capacidade de permanecer como uma empresa em atividade no próximo ano.
A empresa de aluguéis também reduziu seu portfólio ao longo de 2024, saindo de 70 edifícios, representando 2,8 mil unidades para locação até 30 de setembro, com planos de sair de mais 10. No final do terceiro trimestre, a Sonder tinha 10,1 mil unidades ativas para reserva em todo o sistema, abaixo das 11,8 mil de um ano antes, um declínio de mais de 14%.
A empresa no processo disse que seu crescimento viria principalmente da conversão de contratos imobiliários que já assinou em unidades ativas para reserva. O relatório de lucros do terceiro trimestre da Sonder foi tardio após atrasos anteriores no arquivamento dos documentos do primeiro e segundo trimestres depois da descoberta de “erros contábeis relacionados à avaliação e ao impairment de ativos de direito de uso de arrendamento operacional e itens relacionados”.
No terceiro trimestre, a receita do Sonder por quarto disponível aumentou 22% ano a ano para US$ 176. A diária média também subiu 22% para US$ 207. Já a taxa de ocupação foi de 84,8%, acima dos 82% do ano anterior, embora seu total de noites ocupadas tenha diminuído quase 10% para 783 mil devido à redução do portfólio.
A receita do terceiro trimestre aumentou 1% ano a ano para US$ 162,1 milhões. O prejuízo líquido do terceiro trimestre da Sonder foi de US$ 179,4 milhões, em comparação com US$ 57,6 milhões no ano anterior.
O prejuízo de 2024 inclui “um prejuízo de US$ 58 milhões na emissão de ações preferenciais e uma mudança de US$ 87 milhões no valor justo do contrato a termo” relacionado aos US$ 43 milhões que garantiu de um consórcio de investidores em agosto.
“O terceiro trimestre foi crucial para a Sonder”, disse Francis Davidson, cofundador e CEO, em uma declaração. “Nossos resultados demonstram o progresso significativo que estamos fazendo para avançar nossos principais drivers de valor e gerar maior receita e eficiência de custos.”
(*) Crédito da foto: Divulgação/Sonder Holdings