Pouco tempo depois do ChatGPT completar dois anos, a OpenAI faz um novo anúncio que promete abalar as estrututas do comércio eletrônico. Também com a IA (Inteligência Artificial) como sua base, a empresa apresenta o Operator, assistente digital capaz de “entrar na web e realizar tarifas por você”. Inclusive, reservar viagens.
A ferramenta tem o poder de interagir com páginas da web digitando, clicando e rolando. O Operator ainda consegue realizar pesquisas, fazer compras de supermercado, eventos, reservas de restaurantes e até mesmo de hotéis.
A IA, que ainda está em um estágio de pré-visualização de pesquisa e acessível apenas para assinantes do OpenAI Pro, combina as capacidades do GPT-4 com um raciocínio avançado, aprendizado e reforço.
Em seu blog, a OpenAI mostrou uma captura de tela do Operator seguindo as etapas para concluir uma solicitação para “encontrar e reservar para mim o tour de um dia mais bem avaliado de Roma no Tripadvisor”.
No LinkedIn, um funcionário da OpenAI trabalhando em parcerias de produtos agradeceu ao Tripadvisor, Booking.com, Priceline, Uber, Hipcamp e várias outras empresas como “colaboradores iniciais que estão iniciando a jornada do agente conosco na OpenAI”.
Parcerias
A PhocusWire entrou em contato com várias dessas empresas para obter mais detalhes sobre como elas estão trabalhando juntas.
Rahul Todkar, chefe de Dados e IA do Tripadvisor, disse que a parceria é um “passo fundamental” na direção da construção de fluxos de trabalho de IA com agentes que sejam dinâmicos e impulsionem a inovação.
“O Tripadvisor continua expandindo os limites da inovação em viagens, fazendo parcerias com empresas líderes de IA e tecnologia para habilitar novos recursos que tornam toda a jornada de planejamento de viagens mais fácil para nossos usuários”, disse Todkar.
“Temos feito parcerias com a OpenAI para trazer recursos novos e inovadores, como planejamento de viagens baseado em GenAI, e agora também colaboramos em seu produto Operator para nos inclinarmos para fluxos de trabalho de agentes de IA e inovar em nome de nossos usuários de viagens, para que eles possam concluir tarefas de planejamento de viagens perfeitamente”, acrescentou.
Todkar revelou que a prévia da pesquisa combina dados de viajantes do Tripadvisor e informações sobre hotéis, experiências e restaurantes com o Operator para melhorar a experiência de viagem e fornecer uma nova oportunidade de conexão com os consumidores.
Alyssa Ravasio, fundadora da Hipcamp , disse que a empresa está focada em quais tecnologias proporcionarão maior acesso à vida ao ar livre.
“Estamos orgulhosos de trabalhar com a OpenAI na prévia de pesquisa inicial do Operator e de ter a oportunidade de alavancar a melhor tecnologia de IA do mundo para levar mais pessoas para fora e sob as estrelas”, pontuou a executiva.
“Em um futuro em que a tecnologia está se tornando mais onipresente, acreditamos que passar tempo ao ar livre na natureza é mais essencial do que nunca. Nosso trabalho em conjunto permite que o público crescente da OpenAI tenha acesso simplificado a tudo o que o Hipcamp tem a oferecer, incluindo a maior coleção de acampamentos privados reserváveis, cabines, RV e opções de glamping, além de mais de 120 mil locais que você não encontrará em nenhum outro lugar”, completou.
Na postagem do blog, a OpenAI explicou: “O Operator pode ‘ver’ (por meio de capturas de tela) e ‘interagir’ (usando todas as ações que um mouse e teclado permitem) com um navegador, permitindo que ele tome ações na web sem exigir integrações de API personalizadas. Se encontrar desafios ou cometer erros, o Operator pode aproveitar suas capacidades de raciocínio para se autocorrigir. Quando ele fica preso e precisa de assistência, ele simplesmente devolve o controle ao usuário, garantindo uma experiência suave e colaborativa.”
Os usuários podem personalizar o Operator com instruções para todos os sites ou páginas específicas, por exemplo, para definir uma preferência para selecionar apenas hotéis totalmente reembolsáveis que oferecem café da manhã gratuito ao pesquisar no Priceline, conforme demonstrado no vídeo abaixo.
A OpenAI disse que o Operator é treinado para pedir ao usuário que assuma tarefas que exigem login e detalhes de pagamento.
(*) Crédito da foto: reprodução