Diante dos desafios no mercado, marcado por margens de crescimento mais estreitas, a gestão eficiente do orçamento desempenha um papel crucial na sustentabilidade e na expansão dos negócios. Para grandes redes hoteleiras, o desafio está em equilibrar a padronização de processos orçamentários em múltiplas propriedades com a necessidade de centralização das decisões financeiras, sem perder a flexibilidade nas operações locais.

Por outro lado, os hotéis independentes enfrentam dificuldades como o acesso limitado a informação do mercado, a tecnologias avançadas e recursos financeiros. Por isso, a profissionalização dos processos de orçamento surge como uma estratégia essencial para evitar métodos informais baseados na experiência pessoal dos gestores, o que pode comprometer a eficiência e a lucratividade do negócio.

Neste contexto, e com o objetivo de apoiar o hoteleiro na confecção do budget, Hotelier News e Noctua Advisory se juntaram para criar o Hotel Trends Orçamentos, que chega à 3ª edição no dia 2 de setembro, no Novotel Morumbi, em São Paulo (veja programação completa, com top voices da hotelaria nacional aqui). Para adquirir o seu ingresso, acesse https://lnkd.in/dhnpCKdA.

Uma das novidades deste ano é a realização do curso Como construir um orçamento estruturado para superar os resultados, que será ministrado por executivos da Noctua Advisory, no dia 3 de setembro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel. Destinado para profissionais com experiência gerencial comprovada, casos de gerente geral, gerente de Operações e gerente Corporativo, além de controllers, a capacitação tem vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas no link.

Gestão financeira

No BA’RA Hotel, a gestão do orçamento é encarada como fundamental para equilibrar a expansão das operações com a manutenção dos padrões de qualidade. Hildário Oliveira, controller da propriedade paraibana, destaca que essa abordagem envolve uma alocação estratégica de recursos, priorizando investimentos que impactem diretamente na experiência dos hóspedes, como infraestrutura e treinamento da equipe. Entre os maiores desafios, ele cita a necessidade de revisar constantemente os processos internos para garantir o crescimento do hotel.

Hildário Oliveira

Executivo reforça importância da boa gestão

Oliveira também menciona que o cenário econômico, com inflação com viés de alta, é um obstáculo frequente. Para lidar com isso, o hotel mantém uma equipe financeira dedicada ao acompahamento do orçamento para realizar ajustes rápidos conforme as condições de mercado. “Nosso objetivo é crescer de maneira sustentável, sem comprometer a qualidade que nossos clientes esperam”, afirma o gerente.

As mudanças recentes do BA’RA Hotel, caso da criação de novas categorias de quartos, nasceu a partir de uma gestão orçamentária criteriosa. Oliveira explica que antes de qualquer decisão de expansão, uma análise detalhada da viabilidade financeira de cada projeto é realizada, incluindo projeções de retorno sobre o investimento e o impacto no fluxo de caixa. O uso de ferramentas de projeção financeira permite ao hotel prever cenários econômicos variados, o que auxilia na alocação adequada de recursos.

Além disso, o BA’RA adota uma abordagem flexível, reservando uma parte do orçamento para lidar com imprevistos durante o ano. Essa estratégia, combinada com o monitoramento constante dos custos operacionais, permite ao hotel expandir sua oferta de forma planejada, sem perder de vista a rentabilidade e a excelência nos serviços oferecidos.

Alinhamento financeiro

Habny Borges - Hot Beach

Borges: trabalho em equipe é  palavra-chave

No Hot Beach Parques & Resorts, a gestão orçamentária também é vista como crucial para manter a qualidade dos serviços, principalmente durante a alta temporada. Segundo Habny Borges, controller do grupo baseado em Olímpia (SP), o processo começa com uma análise detalhada de dados históricos para suportar o planejamento estratégico que será desenhado, permitindo uma previsão realista da demanda e a alocação eficiente de recursos.

Para padronizar processos e assegurar o cumprimento das metas financeiras, a participação dos gestores de diversas áreas é fundamental. Além disso, Borges destaca que uma abordagem baseada em dados garante que cada unidade funcione de maneira alinhada aos objetivos da empresa, desde o quadro de pessoal até a manutenção da infraestrutura.

“A eficiência operacional é alcançada por meio de um planejamento minucioso, evitando falhas durante os períodos de maior fluxo e assegurando que os serviços continuem em alto nível”, explica Borges. O planejamento inclui a previsão de insumos, contratação de pessoal temporário e manutenção preventiva.

Além disso, a flexibilidade no orçamento é uma prioridade para o grupo, com ajustes regulares baseados no desempenho financeiro de cada unidade. Isso permite uma rápida adaptação às mudanças de mercado, garantindo a saúde financeira da empresa. Borges enfatiza que a revisão contínua do orçamento é uma prática essencial para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades, mantendo o controle financeiro e, ao mesmo tempo, a qualidade dos serviços.


O Hotel Trends Orçamentos 2025 é uma realização do Hotelier News, em parceria com a Noctua Advisory. Em sua 3ª edição, o encontro tem como patrocinadores o Grupo R1, Accor, APP Sistemas, Atlantica Hospitality International, B&B Hotels, Bebook, Booking.com, BWH Hotels, Climber RMS, Plusgrade, Atrio Hotel Management, EXAM Assessoria Contábil, Hotéis Deville, Hot Beach Parques & Resorts, Lighhouse, STR, Realgem’s e Wyndham Hotels & Resorts.

Hotel Trends Orçamentos 2025 - marcas atualizado 2

(*) Crédito da capa: Freepik

(**) Crédito da foto: Divulgação/BA’RA Hotel

(***) Crédito da foto: Divulgação/Hot Beach Parques & Resorts