Tema de Live do Hotelier News, a hotelaria de luxo têm desafios em comum com os demais segmentos do setor. Produtos de lazer, por exemplo, vêm recebendo clientes ávidos por ambientes diferenciados depois de tanto tempo em isolamento social. Já no corporativo, a demanda baixa e a ausência dos turistas internacionais preocupam. Com empreendimentos que atendem a esses dois mercados, a Unique Hotel atua em busca de equilíbrio na retomada.

A unidade da capital paulista vem sofrendo com a falta do público corporativo desde sua reabertura, em 12 de junho. “Desde então, o hotel, que sempre foi muito intenso e urbano, de movimento altíssimo todos os dias, com eventos enormes e restaurante lotado, vem sofrendo”, relata Melissa Oliveira, diretora geral da rede.

“Hoje nossa ocupação está em 20%, contra 70% dos bons tempos. Estamos sobrevivendo de lazer e, nos finais de semana, a média sobre para 40%”, acrescenta Melissa. “E esse público é basicamente nacional. Antes da pandemia, os estrangeiros representavam 60% da demanda”, revela.

Como não poderia ser diferente, a receita despencou no tradicional hotel de luxo paulista quando comparado a 2019. “Diria que em torno de 80% mais baixo”, estima a executiva. “Ainda assim, estamos quase empatando a operação, mas ainda muito longe do que estávamos acostumados”, reconhece.

Como alternativa para elevar a receita, o hotel apostou na criatividade. “Criamos novos serviços, como delivery e um e-commerce com produtos do hotel, como roupões e chinelos”, diz Melissa. Para ela, a retomada aos padrões pré-pandemia no hotel paulista deve demorar de seis meses a um ano. “Vai depender muito da autorização dos eventos”, avalia.

Unique Hotel - retomada luxo_Melissa Oliveira

Melissa: retorno aos patamares pré-pandemia no hotel urbano deve demorar de 6 meses a 1 ano

Unique Hotel: o outro lado da crise

Situação contrária vive o Unique Garden, localizado em Mairiporã (SP), conta Melissa. O empreendimento retomou operações em 1º de julho e, desde então, o movimento tem sido excelente. “São 28 chalés e estamos operando apenas com 21, mas em breve vamos estar com a oferta completa”, diz. “A média de ocupação tem sido de 90% e imaginamos que continue assim”, completa.

Em termos de receita, a executiva conta que não há muito o que reclamar, mesmo se comparado ao ano passado. “O Unique Garden vem se beneficiando, e muito, da boa procura no segmento de lazer. Tínhamos um movimento muito forte aos fins de semana. Agora, contudo, é de segunda a segunda. Clientes já estão reservando para dezembro”, pontua.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Unique Hotel