O primeiro semestre de 2024 registrou um aumento significativo no número de transações Pix para empresas e comércios, de acordo com dados divulgados pelo PicPay. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 141%, enquanto os pagamentos entre pessoas físicas aumentaram 66%.

O levantamento aponta que o aumento nas transações foi impulsionado pelo uso crescente dos métodos “copia e cola” e QR Code. Esses modelos facilitaram a realização de pagamentos rápidos e seguros, contribuindo para a popularização do Pix entre empresas e comércios.

Pedro Romero, diretor de Wallet e Banking do PicPay, acredita que o Pix pode fortalecer a conectividade entre os diferentes agentes do ecossistema financeiro. “Com o ritmo de crescimento das transferências para PJ (pessoa jurídica), acreditamos que, muito em breve, elas poderão ultrapassar as realizadas entre pessoas”, afirmou em entrevista à CNN Brasil.

Aumento no número de chaves Pix cadastradas

O relatório também destacou um crescimento de 41% no número de chaves cadastradas no aplicativo do PicPay durante o primeiro semestre de 2024. Esse aumento reflete a adesão crescente ao Pix como método de pagamento, tanto por empresas quanto por consumidores.

Essa tendência, especialmente entre empresas, demonstra a confiança no sistema e a sua capacidade de facilitar operações financeiras de maneira eficiente e segura. O avanço tecnológico e a praticidade do Pix são fatores chave para essa adoção massiva, que promete continuar em ascensão nos próximos anos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Banco Central do Brasil