Parque Nacional do ItatiaiaConcessão visa explorar alguns serviços no parque fluminense

No começo da semana, o DOU (Diário Oficial da União) lançou o edital da concessão de serviços de apoio à visitação do Parque Nacional do Itatiaia. Localizado na Serra da Mantiqueira, e abrangendo os municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Bocaina de Minas (MG) e Itamonte (MG), o local é o terceiro a ter esse tipo de pedido concedido. 

Pelas regras, algumas medidas ainda ficam sob administração e território do governo, por meio do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). É o caso de serviços de gestão, conservação, proteção, pesquisa e monitoramento dos serviços concedidos via licitação. Entre outros pré-requisitos, vencerá a licitação quem oferecer maior percentual da receita operacional bruta. O processo envolve serviços de visitação e venda de produtos na área da concessão. 

“A concessão dos serviços é um grande passo para transformar unidades de conservação em atrativos turísticos", avalia Vinicius Lummertz, ministro do Turismo. Para ele, é também uma medida para preservação da natureza e geração de emprego e renda nas regiões.

Parque Nacional do Itatiaia: consequências

A empresa vencedora terá o direito de explorar o local por 25 anos. Além disso, tem como compromisso investir R$ 17 milhões em diversas áreas do parque. Isso inclui infraestrutura e serviços de visitação, apoio ao turismo ecológico, interpretação ambiental e áreas de recreação em contato com a natureza

É previsto ainda a exploração de bilheterias, estacionamentos, alimentação, comércio, atividades de aventura e hospedagem como abrigos de montanha e camping. Serviços de glamping também podem acontecer.

"O objetivo das concessões é melhorar a qualidade dos serviços prestados aos visitantes das unidades de conservação, já que o ICMBio não tem como finalidade prestar serviços como hospedagem e alimentação aos turistas", complementa Lummertz.

A previsão do ICMBio é que mais três unidades de conservação sejam concedidas à iniciativa privada: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), Parque Nacional de Caparaó (MG) e Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS). Todo o processo faz parte do Programa de Concessão de Serviços à Visitação nas Unidades de Conservação Federais.

(*) Crédito da foto: makoto_shimizu/Pixabay