Pesquisa aponta aumento na geração de empregos vinculados ao turismo em SPApesar da alta, pesquisadores recomendam cautela

O mercado de trabalho vinculado aos setores de turismo, lazer ou corporativo, voltou a registrar crescimento no estado de São Paulo em agosto. Ao todo, foram abertas 915 vagas celetistas no mês. Com isso, o turismo paulista encerrou o oitavo mês com um estoque ativo de 276.642 trabalhadores formais, aumento de 0,3% em relação a julho. É o melhor resultado mensal desde outubro de 2014. No acumulado de 12 meses, 1.177 empregos com carteira assinada foram gerados, o melhor saldo para o período anual desde abril de 2015.

Os números foram levantados pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Segundo a entidade, no mês, o bom desempenho foi puxado pelos grupos de transportes, com 571 vínculos. Na sequência aparece o segmento de eventos, com 192 vínculos, e serviços de organização de feiras, congressos e exposições, com 190 vínculos. O único segmento que obteve saldo negativo foi o de hospedagem, com 36 vagas eliminadas.

Apenas uma das sete atividades analisadas sofreu queda no número total de empregos formais em comparação com agosto do ano passado: a de comércio direcionado (-2,1%). Por outro lado, os segmentos de agências e operadores (1,6%) e de eventos (0,7%) apontaram as maiores variações na mesma base de comparação, com a abertura, respectivamente, de 402 e 123 vagas celetistas. 
 
Para Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, o resultado de agosto dá os esperados sinais de recuperação para a atividade. Ela destaca a recuperação no setor de transportes e faz um alerta. "A retomada no segmento de transportes é muito bem recebida por todos nós, que antecipamos um fim de ano muito positivo. Por outro lado, cabe ressaltar que a redução das vagas no setor hoteleiro é também reflexo desalentador das medidas tomadas pelo governo em função da greve, com aumento de impostos que iriam, necessariamente, comprometer o resultado financeiro de muitos meios de hospedagem, levando à redimensionamento de equipes".
 
A assessoria econômica da federação acrescenta que, apesar dos bons resultados vistos no mês e da projeção de alta de 2% para o fechamento do ano, o momento pede de cautela. 

A pesquisa

O relatório tem da Pesp Turismo (Pesquisa de Emprego do Setor de Turismo no Estado de São Paulo). Na elaboração, a equipe da FecomercioSP, teve como base dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho.

(*) Crédito da foto: Rawpixel/Pixabay