';

"Bem-vindos ao nosso novo portal! "

Peter Kutuchian
Founder & CEO
Cursos
icone de um computador com um LMS (learn management system)
Confira nossos cursos

Pesquisa Focus faz revisão de indicadores macroeconômicos

Por Vinicius Medeiros 12 de agosto de 2019

boletim focus- pibSelic caiu de 5,25% para 5%

Divulgada hoje (12) pela manhã, pesquisa Focus trouxe ligeira mudança frente à semana passada. Promovida pelo BC (Banco Central) com centenas de economistas brasileiros, o estudo apontou para nova queda da Selic ainda este ano. E relação à projeção do PIB (Produto Interno Bruto), houve mínima redução na estimativa.

De fato, a revisão mais sensível está mesmo ligada à taxa básica de juros. Os economistas consultados pelo BC reduziram a projeção para a Selic de 5,25% para 5% neste ano. Para 2020 permanece a estimativa de 5,50%. 

O levantamento aponta também que a perspectiva de crescimento do PIB em 2019 é de 0,81%. O percentual beira a estabilidade frente à pesquisa anterior, sendo apenas 0,01 ponto percentual inferior à anterior. Para 2020, a previsão continuou com alta de 2,1%.

Pesquisa Focus e inflação

Já a alta do IPCA é estimada 3,76% em 2019, ante 3,80 na pesquisa anterior. Como nos demais indicadores, os economistas consultados não alteraram a projeção para 2020, mantendo a inflação a 3,90%. Para ambas estimativas, há margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

(*) Crédito da foto: ASSY/Pixabay