pib- projeçãoAo que tudo indica, setor de turismo deve sofrer fortes perdas ainda este ano

A medida que as semanas avançam, ficam mais claros os efeitos do coronavírus na economia. Talvez, neste momento, somente uma segunda onda de expansão do contágio poderia alterar o impacto significativo na atividade econômica do país. Pesquisa Focus divulgada hoje (15) pelo BC (Banco Central) estima em 6,51% a queda do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

O resultado é um pouco pior do que na semana passada, quando os economistas participantes projetavam recuou de 6,48% no PIB. Para 2021, foi mantida a estimativa de expansão de 3,5% do indicador. Vale destacar que o desempenho do índice de atividade econômica anda lado a lado com a performance da hotelaria, mas, ao que tudo indica, a indústria de turismo no geral deve sofrer perdas mais fortes este ano.

PIB e Selic

Para enfrentar esse cenário, além de medidas de estímulo à economia, o governo federal deve seguir tendência mundial e manter os juros em patamares mais baixos. Por isso, o mercado passou novos cortes em 2021. A Selic deve terminar este ano em 2,25% depois de um ajuste para baixa de 0,75 ponto percentual esta semana. Mas a projeção para o final de 2021 caiu a 3%, de 3,5% sete dias antes.

Para a inflação, o mercado elevou a previsão para a alta do IPCA este ano a 1,6%, de 1,53%na semana anterior. Para 2021, contudo, houve queda de 3,1% para 3%. Já a expectativa para o déficit em conta corrente caiu a US$ 13,95 bilhões em 2020, de um saldo negativo de US$ 20,50 bilhões esperado antes.

(*) Crédito da foto: geralt/Pixabay