dinheiro (foto: arquivo HN/Priscilla Haikal)

(foto: arquivo HN/Priscilla Haikal)

Pesquisa do MTur (Ministério do Turismo) mostra que, de 553 empresas de sete segmentos do setor de turismo, 47% têm investimentos programados até o fim de 2014. O montante previsto para o período de outubro a dezembro é de 13% da receita apurada pelo conjunto das empresas, que, juntas, têm faturamento de R$ 8,8 bilhões no trimestre e 77,8 mil funcionários.

Os números foram captados pelo Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, que tem levantamento trimestral realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), a pedido do MTur.

O maior percentual médio de investimentos já programados, 30%, é do segmento de organizadores de eventos, seguido pelo de turismo receptivo, com 16,6%, e de meios de hospedagem, com 16%. Além disso, a intenção de investir dos hoteleiros atinge 53% dos pesquisados, número maior que a média nos demais segmentos.

As principais áreas e atividades a serem beneficiadas com os investimentos são a melhoria da infraestrutura dos empreendimentos, tecnologia da informação e treinamento de funcionários. As empresas informaram também que pretendem reverter parte do faturamento na compra novos materiais e equipamentos.

Serviço
turismo.gov.br